Seguir o O MINHO

Braga

Reclusos na cadeia de Braga estão “todos em quarentena” após 4 casos de covid

Covid-19

em

Estabelecimento Prisional de Braga. Foto: O MINHO / Arquivo

Uma cidadã bracarense contactou O MINHO dando conta de que os reclusos do estabelecimento prisional de Braga estariam todos em quarentena, impedidos de receberem visitas, devido ao aparecimento de casos de covid-19. E dizendo que só os guardas é que andam de máscara.

Questionada a propósito, a DGRSP (Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais) informou que, “não se regista qualquer surto de covid 19 no Estabelecimento Prisional de Braga”.

“Na sequência de testagem geral realizada, dia 28 de janeiro, a todos os reclusos e trabalhadores do estabelecimento, verificou-se haver quatro reclusos que acusaram positivo à Covid 19”, diz a Direção-Geral.

E acrescenta: “Em conformidade com os planos de contingência em vigor, estes quatro reclusos, pese embora estejam assintomáticos, foram encaminhados para a enfermaria de retaguarda instalada no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, onde se encontram sob permanente acompanhamento clínico”.

O organismo assinala, a propósito, que, e também em conformidade com o plano de contingência,” os demais reclusos foram colocados em quarentena, o que supõe a suspensão das diferentes atividades, incluindo visitas, sendo obrigatório o uso de máscara, a todo o tempo e em todos os espaços comuns do estabelecimento prisional”.

Mais informa “que a vida decorre com total normalidade, mormente no que se refere à assistência médica e medicamentosa, à distribuição das refeições diárias, ao usufruto de recreio a céu aberto e no acesso e utilização das cabines telefónicas para falarem com familiares e amigos”.

Populares