Seguir o O MINHO

Braga

Rafael Pinto é o candidato do PAN à Câmara de Braga

Eleições autárquicas 2021

em

Foto: PAN / Divulgação

O candidato do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) à Câmara de Braga, Rafael Pinto, assumiu hoje como principal objetivo eleger um elemento para a Assembleia Municipal, naquela que será a estreia do partido em autárquicas naquele concelho.

Com 25 anos de idade, Rafael Pinto sublinha que se apresentará a sufrágio à frente de uma lista que “deverá ser” uma das mais jovens do país.

“É uma lista maioritariamente sub-40”, referiu, vincando a intenção de “dar voz aos jovens e de falar para os jovens”.

O PAN não concorrerá a nenhuma assembleia de freguesia do concelho de Braga, mas vai incluir no seu programa eleitoral a implementação de uma “assembleia de cidadãos”, que definiu como “uma espécie de órgão consultivo” em que os munícipes possam dar conta dos seus anseios e preocupações, que depois serão transmitidos ao executivo municipal.

Rafael Pinto. Foto: PAN

Jurista, com mestrado em Direito da União Europeia, Rafael Pinto apontou o ambiente, a mobilidade e a educação como “grandes bandeiras” da sua candidatura.

“Uma das nossas propostas é que, até 2024, seja implementada a gratuitidade dos transportes públicos para todos os estudantes e reformados”, referiu.

A remunicipalização, a longo prazo, da empresa de águas, efluentes e resíduos Agere, é outra das propostas do PAN, que promete ainda pugnar pela realização de um estudo da pegada ecológica dos bracarenses e pela implementação do programa “Mãos na massa”, pelo qual os alunos do Secundário irão “passar alguns dias” em empresas, para contactarem diretamente com a realidade do mundo do trabalho.

Tiago Teixeira, candidato à Assembleia Municipal pelo PAN. Foto: PAN

Na mobilidade, o PAN quer mais ciclovias e a criação de linhas bus, apontando ainda como objetivo os “atropelamentos zero”.

A criação de uma resposta pública de cuidados médico-veterinários, a despoluição dos rios Este e Torto e a proteção do arvoredo urbano são outros dos objetivos da candidatura do PAN.

Atualmente, a Câmara de Braga, liderada por Ricardo Rio, é constituída por sete eleitos da coligação PSD/CDS-PP/PPM, três do PS e um da CDU.

Rio já anunciou que se vai recandidatar, sendo a coligação desta vez reforçada com o Aliança.

Na corrida, estão também Hugo Pires (PS), Bárbara Barros (CDU), Alexandra Vieira (Bloco de Esquerda), Eugénia Santos (Chega), Olga Baptista (Iniciativa Liberal) e Teresa Mota (Livre).

Populares