A Quinta Pedagógica de Braga registou, no primeiro semestre deste ano, a visita de 28.326 pessoas, o que corresponde a um aumento de 4.346 visitantes comparativamente com o mesmo período do ano passado.
Também ao nível das visitas espontâneas, ou seja, de famílias que se deslocam sem qualquer marcação, sobretudo aos fins-de-semana e feriados, houve uma subida de cerca de 3 mil visitantes.
“Estes dados refletem a aposta do Executivo Municipal em dinamizar o equipamento, dotando-o de novas valências e actividades, de forma a corresponder à forte procura, dando à Quinta Pedagógica maior capacidade para acolher diversas iniciativas direccionadas para todo o tipo de público”, afirma Altino Bessa, vereador com o pelouro do Ambiente.
Recorde-se que até 2013 este equipamento recebia em média cerca de 21 mil visitantes por ano. Já em 2016 este número subiu para os 37 mil e, em 2017 a Quinta Pedagógica de Braga espera atingir os 40 mil visitantes.
“Números bastante animadores e que muito contribuíram para que a Quinta seja, actualmente, um equipamento de referência a nível nacional e que, certamente, irá continuar neste caminho de afirmação e consolidação”, frisa o vereador.
Expansão irá projetar equipamento para novos patamares
“Ao longo do atual mandato, a Quinta Pedagógica tem merecido especial atenção por parte da Autarquia Bracarense e uma das lacunas detetadas era a sua capacidade de expansão. Dessa forma, o Município encetou as diligências necessárias e, atualmente, é proprietário dos terrenos contíguos ao equipamento o que vai possibilitar que a sua área seja alargada para o dobro”, anuncia Altino Bessa.
Com este alargamento, será integrada a ribeira de Crasto na área da Quinta o que vai permitir alargar os horizontes. No total, serão cerca de 2,9 hectares que futuramente estarão disponíveis ao público e que permitirão corresponder à forte procura e aumentar ainda mais a oferta com novas actividades para atrair cada vez mais visitantes.