Seguir o O MINHO

Desporto

‘Quarentão’ Humberto Gomes, do ABC, nos eleitos de Portugal para o Euro 2020 de andebol

Histórico guarda-redes do ABC de Braga

em

Vídeo: Federação de Andebol de Portugal (0:00 horas)

Humberto Gomes, do ABC de Braga, Alfredo Quintana (FC Porto) e Gustavo Capdeville (Benfica) integram a convocatória final de 20 jogadores que vão representar Portugal na fase final do Euro2020, anunciou hoje a Federação de Andebol de Portugal.

Os três guardiões são as primeiras escolhas do selecionador Paulo Pereira a serem conhecidas, uma vez que a lista final vai ser divulgada ao longo de vários dias, com base nas posições dos atletas, faltando anunciar pontas e laterais (esquerdos e direitos), centrais e pivôs.

Humberto Gomes, de 41 anos (faz 42 no início de 2020), foi o mais utilizado durante a fase de qualificação, tendo disputado seis partidas, e é também o mais internacional, com 64 jogos pela ‘equipa das quinas’, enquanto Gustavo Capdeville, de 22 anos, ganhou uma das cinco internacionalizações na corrida ao Euro2020.

Hugo Figueira, jogador dos luxemburgueses do HB Esch, foi o único guarda-redes a ‘cair’ do grupo inicial de 28 pré-convocados, ainda que da lista final de 20 eleitos apenas 18 viajem para a cidade norueguesa de Trondheim, anfitriã do Grupo D do Euro2020, do qual faz parte Portugal.

Natural de Cuba, Alfredo Quintana, com 31 anos e 45 internacionalizações, deverá ser o titular da baliza nacional, apesar de apenas ter participado em quatro jogos do Grupo 6 de apuramento, no qual a equipa lusa terminou em segundo lugar, atrás da França.

Portugal estreia-se no Europeu em 10 de janeiro, frente à França, medalha de bronze no último Mundial, defrontando em 12 a estreante Bósnia e encerrando a participação no grupo D em 14, perante a anfitriã Noruega, finalista vencida no Mundial de 2019.

Populares