Projetos ambientais de Guimarães em destaque na Bélgica

Fórum Anual do Ambiente

A reabilitação dos corredores dos rios Ave, Selho e Vizela e o cálculo da Pegada Ecológica Municipal, foram alguns dos destaques nas sessões de partilha que decorreram nesta sexta-feira, onde centenas de cidades europeias estiveram reunidas ao longo de três dias, em Ghent, na Bélgica, no Fórum Anual do Ambiente.

Os projetos vimaranenses foram apresentados por Carlos Ribeiro, diretor-executivo do Laboratório da Paisagem e Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão.

Na ocasião, Guimarães teve oportunidade de partilhar a Pegada Ecológica enquanto instrumento de monitorização, bem como o parque linear dos rios Ave, Selho e Vizela enquanto contributo para o reforço dos corredores ecológicos, assente numa estratégia de participação e envolvimento dos cidadãos. Foi também sublinhada a aposta municipal na investigação e educação ambiental.

Já no primeiro dia do evento, foi a vez das investigadoras do Laboratório da Paisagem Carolina Rodrigues e Alona Perebynos marcarem presença nos grupos de trabalho da “Biodiversidade e Áreas Verdes” e “Resíduos”, respetivamente. Neste último, Guimarães apresentou o trabalho que está a desenvolver no âmbito dos resíduos têxteis e biorresíduos, inserido na estratégia RRRCICLO para a Economia Circular. Recorde-se que Guimarães preside também ao grupo de trabalho “Biodiversidade e Áreas Verdes” da Rede EuroCities, onde teve oportunidade, uma vez mais, de partilhar os diversos projetos em curso nesta área.

A vereadora do Ambiente reafirmou o “orgulho pelo trabalho que Guimarães está a desenvolver nestas áreas”, que é “reconhecido por uma das mais importantes redes de cidades europeias”. Sofia Ferreira enalteceu ainda que “estes momentos de partilha de conhecimento entre cidades são fundamentais para o crescimento de todos”.

O Fórum Ambiental, em Ghent, apresentou um recorde de inscrições, com mais de 230 participantes, demonstrando a vitalidade de uma Rede que já contempla mais de 200 cidades, de 38 países diferentes.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

"Mentiras", "palermices" e "estupidez". PS e Chega trocaram 'mimos' na Assembleia Municipal de Braga

Próximo Artigo

Carro arde na A3

Artigos Relacionados
x