Programa “À Descoberta de Braga” quer reforçar espírito identitário dos bracarenses

A Câmara de Braga quer “reforçar o espírito identitário” dos bracarenses através do programa “À Descoberta de Braga”, que inclui visitas temáticas, sessões de história local, exposições e a criação de um centro interpretativo da história da cidade.

Apresentada esta tarde, a iniciativa envolve várias instituições da cidade desde a autarquia à Igreja, universidades, museus, juntas de freguesia e associações culturais com o objetivo de fomentar o “conhecimento e afeto” pela história, património e identidade de Braga.

“Nas suas várias dimensões e com uma rede de colaborações alargada, ‘À Descoberta de Braga’ é um projeto que dá a conhecer aquilo que temos, o que somos e o que fomos”, definiu o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, salientando que “este é um momento muito importante para Braga”.

Com o objetivo de “salvaguarda e valorização” do património, ‘À Descoberta de Braga’ junta, segundo a vereadora da Cultura e Educação, Lídia Dias, “cultura e a educação num programa de intervenção que congrega instituições de ensino, museus, universidades, Igreja, Juntas de Freguesia e outras instituições fazedoras de Cultura”.

Com “epicentro” na Torre de Menagem, onde será criado um centro interpretativo da história de Braga, o projeto integra a exposição “Era uma vez a Cidade” na qual serão retratados os principais fatos e protagonistas da história bracarense e a iniciativa “Braga vai ao Museu”, na qual museus e núcleos museológicos “vão estar unidos em torno de uma parceria cultural para dar a conhecer aqueles espaços”, explicou Lídia Dias.

Serão ainda apoiadas a edição de monografias sobre a cidade, criados cadernos pedagógicos e oficinas temáticas dedicadas a diferentes anos de escolaridade além da disponibilização de material pedagógico pelas escolas e sessões didáticas de instrumentos tradicionais (bombo, cavaquinho e viola braguesa).

“Este programa de intervenção cultural pretende ser também um projeto educativo, que crie rotinas e se enraíze nas dinâmicas pedagógicas de todos os estabelecimentos de ensino do município”, realçou a vereadora.

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