Seguir o O MINHO

Braga

Professor da UMinho desenvolve ‘app’ que recomenda fármacos para doentes psiquiátricos

Ferramenta de apoio à decisão médica

em

Pedro Morgado. Foto: DR

Foi hoje lançada a PsyMatch, uma ferramenta de apoio à decisão médica, criada pelo Centro de Medicina Digital P5, com o intuito de “organizar a informação científica necessária para decidir a melhor abordagem farmacológica das pessoas com doença psiquiátrica”.

A aplicação, disponível para todos os médicos nas lojas Google Play e Apple Store, foi desenvolvida por Pedro Morgado, psiquiatra e professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho, e Pedro Branco, psiquiatra do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

Esta aplicação serve como instrumento de apoio na seleção dos psicofármacos de acordo com o perfil do doente, baseando-se num algoritmo desenhado para sistematizar a informação científica mais recente.

O algoritmo entra em consideração com a presença de várias condições como a gravidez e amamentação, as doenças do fígado, rins, epilepsia ou diabetes, indicando os benefícios e riscos de dezenas de psicofármacos disponíveis em Portugal, incluindo antidepressivos, antipsicóticos, ansiolíticos, estabilizadores do humor e anti-demenciais.

Segundo Pedro Morgado, citado em comunicado enviado a O MINHO, este projeto está alinhado com a missão do P5, centro de medicina digital da Universidade do Minho, ao colocar as tecnologias digitais ao serviço soluções inovadoras em saúde. “Esta aplicação é de grande utilidade na medida em que reúne num único local informação que normalmente está dispersa por vários locais e que não se encontra sistematizada”, explica.

A escolha de psicofármacos é um processo de tomada de decisão altamente complexo e que requer um conhecimento aprofundado acerca das características clínicas da doença, interações medicamentosas e do perfil terapêutico e de efeitos secundários das diferentes opções disponíveis. E é aqui que a PsyMatch se reveste de uma maior importância, por congregar o melhor conhecimento científico face às variadas opções de diagnóstico e de tratamento.

Populares