A empresa elétrica E-redes começou ontem, com proteção policial, a colocar dois postes de alta tensão, no quadro de um processo de enterramento das linhas elétricas na Urbanização Europa Ar-Lindo, em Ferreiros, Braga.
A ação decorreu com a presença de agentes da Polícia Municipal chamados ao local, quer para evitar qualquer manifestação de desagrado por parte dos moradores, quer para regular o trânsito, dado que a operação envolveu uma grua e um camião de grandes dimensões.
Fonte camarária disse a O MINHO que a colocação dos postes decorreu sem incidentes, apesar da presença de vários residentes.
Conforme então noticiámos, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga indeferiu, em 2022, a providência cautelar interposta por um grupo de moradores da zona – mais precisamente da Rua Dr. Manuel Almeida Passos – contra a colocação dos postes. A rejeição permitiu, agora, o avanço da empreitada.
O juiz considerou que os queixosos – liderados por Manuel Silva Capelo e que representam 70 famílias – deviam ter atuado quando o Município e a Direção-Geral de Energia licenciaram a obra, em 2021, e conclui que “não é provável” que a ação principal “seja procedente”.
“Tanto mais – sublinha – que a rede elétrica já existia no loteamento, servindo as habitações, e que os trabalhos a realizar permitirão que as linhas áreas passem a subterrâneas”.
Acrescenta que “é visível no local um outro poste até com maior proximidade dos prédios”.