Seguir o O MINHO

Alto Minho

Portela do Alvite recebe a XI Feira Tradicional Interfreguesias

em

Durante os dias 12 e 13 de setembro, a Portela do Alvite recebe a edição anual da Feira Tradicional Interfreguesias (Sistelo e Merufe), uma iniciativa que se realiza há já onze anos consecutivos e tem como principais objetivos divulgar o cavalo garrano e as raças bovinas Barrosã, Cachena e Minhota.

Os amantes do mundo rural terão ao dispor Tasquinhas com produtos tradicionais, atuações de Rusgas Populares, Concursos de Gado, um Festival Folclórico, actuações musicais, a realização da Feira do Garrano, corrida de Cavalos e atuações de Grupos de Bombos.

XI Feira Tradicional Interfreguesias da Portela do Alvite1

A Feira Tradicional Interfreguesias (Sistelo e Merufe) é organizada pela Associação Desenvolvimento Integrado da Portela do Alvite (ADIPA), em colaboração com a Junta de Freguesia de Sistelo, Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Merufe e Câmara Municipal de Monção.

De acordo com comunicado do Município dos Arcos de Valdevez, esta é uma iniciativa que a Câmara Municipal considera “ser de louvar” porque dignifica o concelho, “sendo de realçar o dinamismo económico que gera através das transações realizadas na feira e do movimento turístico que atrai, bem como o agradável convívio e cooperação vividos entre freguesias e concelhos”.

XI Feira Tradicional Interfreguesias da Portela do Alvite

Anúncio

Viana do Castelo

IPMA alerta banhistas para perigo de toxicidade dos bivalves em Viana

Ameijoa-relógio, mexilhão, lapa e ameijoa branca

em

Foto: Ilustrativa / DR

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou um aviso para a zona litoral de Viana do Castelo face ao perigo de toxicidade de bivalves e outros moluscos que habitualmente se encontram nas praias.

Segundo aquele instituto, que atualizou o mapa de interdição de apanha e comercialização de “moluscos bivalves, equinodermes, tunicados e gastrópodes marinhos vivos”, está proibida a apanha deste género alimentar, tanto para profissionais como para os banhistas.

Em toda a costa de Viana do Castelo está interdita a apanha de ameijoa-relógio, mexilhão, lapa e ameijoa branca, “por conterem toxinas que provocam intoxicação paralisante”, sendo apenas permitida a apanha de ouriço-do-mar.

Ameijoa Branca

Lapa

De acordo com o IPMA, estes bivalves “podem conter toxinas que provocam intoxicação amnésica, intoxicação diarreica ou intoxicação paralisante”.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Campeão do mundo agredido após evitar colisão entre canoas em Viana

Em Darque

em

Foto: DR / Arquivo

Sérgio Maciel, campeão mundial de maratonas C1 sub-23, em canoagem, foi agredido neste sábado junto a um hangar em Darque, Viana do Castelo, depois de um treino.

A situação foi denunciada pela equipa do atleta vianense, o Viana Garças Clube (VGC), que já apresentou queixa junto das autoridades policiais para que se iniciem diligências para identificar o agressor.

Em comunicado, o emblema refere que as agressões partiram do pai de um atleta do Darque Kayak Clube (DKC), que terá abordado Sérgio Maciel com uma “forma agressiva”.

Segundo a nota, durante o treino deste sábado, esteve em iminência uma colisão entre canoístas do DKC, ocorrência que terá sido imputada a Sérgio Maciel e ao pai, após se terem cruzado com esses atletas de formação no rio Lima.

“Os nossos atletas tentaram explicar a situação, em que o aparecimento súbito da margem direita do canal, de jovens e um treinador do DKC, potenciou uma colisão entre todos, mas que foi evitada pela destreza de Sérgio Maciel e pai”, argumenta o clube.

Mas o pai do atleta do DKC não colheu os argumentos e terá partido para uma agressão física contra os dois elementos do VGC, provocando-lhes ferimentos.

As vítimas acabaram por ser avaliadas com ferimentos ligeiros, no Hospital de Viana do Castelo.

(notícia atualizada às 23h44)

Continuar a ler

Viana do Castelo

PSP procura responsável por agressões no centro histórico de Viana

Agressões

em

Foto: DR / Arquivo

Um homem foi agredido, ao final da tarde deste sábado, no centro histórico de Viana do Castelo, sofrendo ferimentos que o levaram ao hospital, disse a O MINHO fonte da PSP.

A vítima terá sido agredida à porta de um estabelecimento comercial junto à Rotunda dos Pescadores, cerca das 19:30.

O alegado agressor, depois de consumado o ato, acabou por se colocar em fuga, não esperando pela chegada das autoridades, depois de alerta de populares para a polícia.

Foram acionados os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para transportar a vítima para a unidade hospitalar local, com vários ferimentos, considerados ligeiros.

Segundo disse fonte da PSP a O MINHO, aquela polícia iniciou um procedimento criminal para efetuar diligências de modo a identificar o agressor, uma vez que se trata de um crime de natureza pública.

Continuar a ler

Populares