Porta-voz nacional do PAN quer Rafael Pinto eleito deputado

Eleições legislativas

A porta-voz nacional do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Inês Sousa Real, esteve na quinta-feira no distrito de Braga, onde deu início à pré-campanha eleitoral.

De acordo com a candidata, a escolha de Braga para começar a campanha prende-se com a ambição do partido de eleger o primeiro deputado pelo distrito, o cabeça de lista, Rafael Pinto.

A distrital de Braga acompanhou a porta-voz numa visita a vários focos de poluição em diferentes rios do distrito.

De acordo com nota enviada à imprensa, a visita começou na ETAR de Viatodos, em Barcelos, onde é criado um caudal de águas residuais que extravasa para os solos e para o rio Este.

Seguiu-se a ETAR de Areias de Vilar, também no concelho de Barcelos, que o PAN sinalizou em 2019 como “um foco de poluição do rio Cávado”.

Após a visita a Barcelos a comitiva do PAN seguiu para o rio Torto em Braga tendo ainda realizado uma visita ao rio Este.

Foto: DR

Segundo o candidato do PAN, “o distrito tem um património natural de excelência, em especial os rios, mas é quase impossível encontrar um curso de água que não tenha graves problemas de contaminação, quer sejam pela indústria, pelas Etar’s, pela pecuária ou por resíduos domésticos”.

O PAN assume como uma das suas grandes bandeiras para o distrito de Braga a “recuperação dos rios para restaurar a vida, a biodiversidade e para que milhares de cidadãos possam recuperar as suas memórias de infância de nadar num rio limpo”.

Em relação a propostas o PAN defende o regresso dos guarda-rios, maior fiscalização e aplicação de sanções, investimento para renaturalizar as margens, bem como remover barragens e açudes obsoletos que impedem o desenvolvimento natural da biodiversidade.

Rafael Pinto considerou que “os políticos e entidades competentes do distrito têm que assumir a recuperação do património natural como uma prioridade”.

“Do rio Vizela ao Cávado, do Este ao Torto, do Selho ao Pelhe, do Ave até ao Tâmega, este é um dos maiores problemas que atinge todos os concelhos e é para resolver estes problemas e trabalhar pelas causas que nos candidatamos. Para garantir uma melhor qualidade de vida para as gerações do presente e do futuro”, concluiu.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Joaquim Rodrigues sobe para 9.º no segundo dia do Dakar

Próximo Artigo

'Sites' do Expresso e da SIC indisponíveis após ataque informático

Artigos Relacionados
x