Seguir o O MINHO

Alto Minho

Ponte de Lima vence prémio ‘fair-play’ nos “mundiais” de desporto escolar

André Refacho e Matilde Cerqueira distinguidos

em

O fisioterapeuta André Refacho e a jovem estudante Matilde Cerqueira, do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, foram distinguidos na cerimónia de encerramento dos FISEC GAMES 2022, com o prémio de ‘fair-play’, pela “postura de permanente colaboração, respeito e atitude de respeito para com os demais intervenientes nos Jogos”, anunciou hoje o Ministério da Educação.

Recorde-se que cerca de 60 jovens representaram o desporto escolar português nos FISEC GAMES 2022, que decorreu na cidade de Klagenfurt (Áustria), de 23 a 29 de julho.

Ponte de Lima foi uma das cinco escolas presentes na competição, com a equipa de basquetebol feminino, tendo alcançado o segundo lugar do torneio.

O ministério realça “o excelente espírito de amizade e de entreajuda, o fantástico comportamento ético e de fair play revelada pela comitiva portuguesa”, destacando a premiação dos representantes limianos.

No último dia dos Jogos, todas as equipas portuguesas estiveram a disputar jogos decisivos e de acesso aos lugares do pódio, algo que poucos países se podem vangloriar.

No Voleibol masculino, o Agrupamento Escolar Henrique Nogueira (CLDE OESTE), disputou a equipa Francesa, o jogo que dava acesso ao 3.º lugar do pódio, tendo o resultado final ditado a derrota por 0-3.

Deste modo os rapazes da “Henrique Nogueira”, acabaram por ficar no 4º lugar. No Basquetebol masculino, o Agrupamento Escolar Rocha Peixoto (CLDE Porto), acabou por ficar no 4o lugar, uma vez que no jogo decisivo o resultado final foi, Portugal 34 Itália 53.

Nestes dois jogos a fadiga tomou conta dos nossos jovens, não obstante, empenharam-se de forma fantástica e dignificaram fortemente o país.

Entretanto, a disputar as finais, tivemos três equipas.

No Voleibol feminino, as meninas do Agrupamento Escolar Madeira Torres foram derrotadas pela equipa da Bélgica Flandres, uma das favoritas do torneio, por 1-3.

No Basquetebol feminino, a equipa portuguesa, Agrupamento Escolar Ponte de Lima, também jogou a final com Bélgica Flandres, cujo resultado foi a derrota 37-72.

Deste modo, nestas duas modalidades, Portugal conquistou o título de vice-campeãs.

Por fim, temos a equipa do Agrupamento Escolar AE Vila Real de Santo António (CLDE Algarve) que conquistou primeiro lugar no Futsal masculino.

Os alunos de Vila Real de Santo António, foram campeões, jogando a final com a Áustria, vencendo categoricamente por 9-2.

De acordo com os elementos que chefiaram a delegação Portuguesa, na circunstância o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui Carvalho, o “balanço global é excecional e todos, alunos e professores, estão de parabéns, pelo excelente trabalho levado a cabo ao longo do ano letivo”.

O mesmo responsável assinalou que depois de dois anos condicionados por causa da pandemia, “o desempenho revelado pelas equipas escolares presentes nestes jogos, comprovam a qualidade do trabalho que é desenvolvido no âmbito do Desporto Escolar, nas escolas, de norte a sul do país”.

A edição de 2022, dos jogos FISEC, reuniram jovens (raparigas e rapazes), nascidos em 2005, 2006 e 2007, oriundos da Alemanha, Áustria, Chile, Flandres, França, Hungria, Holanda, Irlanda, Itália, Malta, Palestina, Portugal, República Checa e Roménia, sendo que as competições decorreram nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Natação, Ténis de Mesa e Voleibol.

Os jogos em causa são organizados pela FISEC, instituição que reúne todas as entidades nacionais que promovem o Desporto Escolar, sendo Portugal membro efetivo daquela organização.

Populares