A Minhofumeiro, de Ponte de Lima, ganhou o estatuto de Empresa Inovadora COTEC 2023, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a empresa limiana salienta que foi “com grande satisfação” que recebeu a distinção que tem em conta os “elevados padrões de solidez financeira, inovação e desempenho económico”.
“Estes fatores têm sido os impulsionadores para um crescimento robusto, rentável e recorrente”, salienta a Minhofumeiro.
E acrescenta: “O estatuto de inovação da COTEC, associação empresarial para a promoção da inovação e da cooperação entre empresas, realça o compromisso constante da Minhofumeiro com a inovação e o desenvolvimento tecnológico, que permite expandir os seus produtos para mercados além-fronteiras, tornando-se uma embaixadora da excelência portuguesa”.
Para a Minhofumeiro, este reconhecimento “não destaca apenas a excelência” da empresa no âmbito da inovação, mas também “a sua solidez financeira e o papel crucial que desempenha no impulsionamento do crescimento económico do setor agroalimentar, em Portugal”.
“Além disso, é uma distinção pelo desempenho da empresa, da sua gestão e das suas equipas”, acentua.
História começou em 1913
A história da Minhofumeiro começou em 1913, quando João Borges de Sá Carvalho fundou a Casa Borges, em Ponte de Lima.
Mais tarde, o negócio passou para as mãos da filha, Gracinda Borges e o seu esposo, Casimiro, que alavancaram o comércio.
Na Casa Borges, nessa altura, já se trabalhavam as carnes e a venda ao público.
Com o passar dos anos, abriram um espaço licenciado – um talho, e, mais tarde, especializaram a Casa Borges em determinados produtos, decidindo aprimorar a arte de trabalhar as carnes e decidiram concentrar grande parte do negócio na produção de enchidos e fumados.
Assim, na década de 90, já na quarta geração da família, com Sílvia Borges e o seu esposo, António Paulino, foi fundada a Minhofumeiro.
“Com 30 anos passados desde o início da história da Minhofumeiro, que ficaram marcados pela modernização e pela vontade de fazer sempre mais e melhor. Ao longo destes anos, desenvolveram variadas ações que permitiram a evolução da marca, sem nunca esquecerem a tradição que tão bem os carateriza. Esta vontade culminou, em 2018, com o ‘rebranding’ da marca, enquadrado numa estratégia mais atual com fortalecimento nacional, mas também reconhecimento internacional. A par deste ‘rebranding’, a sua mascote, o Sr. Fumeiro, sofreu uma mudança de visual, havendo uma atualização da sua ilustração”, referia a empresa, aquando da recente celebração do seu 30.º aniversário.