Seguir o O MINHO

Barcelos

Politécnico do Cávado e Ave promove cursos de línguas

Ensino superior

em

Foto: Divulgação / Arquivo

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) promove, este semestre, uma formação diversificada em línguas, no Campus em Barcelos, anunciou a instituição esta segunda-feira. A oferta inclui idiomas como inglês, francês e alemão e as inscrições já estão abertas.

Em nota de imprensa, o IPCA refere que “estes cursos são criados com o objetivo de munir os estudantes e participantes de mais competências linguísticas”. “Os cursos têm início no mês de fevereiro, que prolongam até março ou maio, de acordo com os conteúdos programáticos e carga horária de cada curso”, aponta.

Os Cursos Livres de Inglês realizados no IPCA encontram-se divididos em cinco níveis de domínio da Língua Inglesa, de acordo com o definido no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1, A2, B1, B2 e C1 (C2 não será lecionado), para três grandes tipos de utilizador – o utilizador elementar, o utilizador independente e o utilizador proficiente. Estes cursos decorrem de 22 de fevereiro a 23 de maio de 2020.

O Curso Livre de Alemão (iniciação) destina-se a estudantes e profissionais com interesse na aprendizagem da língua alemã e sem conhecimentos prévios da mesma. Os participantes, no final deste curso, deverão conseguir manter um diálogo em alemão, desde expressões cotidianas assim como se apresentarem a si mesmos e a outras pessoas. Este curso tem a duração de 48 horas e decorre de 22 de fevereiro a 23 de maio.

O Curso de Inglês para Restauração, tem a duração de 30 horas. Pretende dotar os participantes com conhecimentos básicos, ao nível da conversação em inglês, de vocabulário técnico inerente a esta área profissional aplicada ao contexto da restauração. As aulas iniciam-se de10 de fevereiro a 30 de março.

O Curso Intensivo de Francês para Turismo orientar-se-á de acordo com o nível A2 (elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. No final do curso os formandos deverão ser capazes de contactar diretamente, oralmente ou pro escrito, com uma clientela de língua francesa e compreender e produzir textos no contexto da hotelaria e restauração. O curso de 48 horas, decorre de 10 de fevereiro a 3 de março de 2020.

Anúncio

Barcelos

Jovem detido com 47 gramas de canábis em Barcelos

Areias de Vilar

em

Foto: GNR / Divulgação

Um jovem de 21 anos foi detido pela GNR, esta quinta-feira, na posse de estupefacientes, em Barcelos, adiantou esta polícia.

Os militares do Posto Territorial de Barcelos fizeram a detenção no âmbito de uma fiscalização a estabelecimento de restauração e bebidas em Areias de Vilar.

O homem, que já tinha sido referenciado pelo consumo de estupefacientes tinha na sua posse 47,9 gramas de canábis, distribuídas por vários sacos individuais, um moinho e 20 euros em numerário.

O detido foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal de Vila Nova de Famalicão.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos Bus com passes gratuitos entre março e dezembro

O Barcelos Bus validou, entre setembro de 2018 e dezembro de 2019 mais de 261.000 títulos de transporte

em

Foto: DR

A Câmara de Barcelos volta a implementar passes gratuitos para o Barcelos Bus, entre março e dezembro, para os estudantes da cidade, anunciou a autarquia em comunicado.

Ao mesmo tempo será mantido o apoio à redução tarifária para os passes sociais com origem e destino no concelho.

Estas medidas foram aprovadas pela Câmara Municipal, na reunião ordinária de 22 de fevereiro, e inscrevem-se na continuidade do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), lançado em 2019.

Este programa de apoio às autoridades de transportes (o Município de Barcelos constituiu-se como Autoridade de Transportes) pretende o desenvolvimento de ações que promovam a redução tarifária nos sistemas de transporte público coletivo, bem como o aumento da oferta de serviço e expansão da rede.

O serviço Barcelos Bus foi iniciado no dia 17 de setembro de 2018, tendo registado até 31 de dezembro desse ano 23.646 validações de títulos de transporte. Em 2019, as validações dos títulos de transporte no Barcelos Bus chegaram às 237.674.

Continuar a ler

Barcelos

Governo vai instalar câmaras nas passagens de nível ‘preocupantes’ em Barcelos

Quintiães e Aguiar

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) decidiu instalar câmaras de vigilância nas três passagens de nível das freguesias de Quintiães e Aguiar, em Barcelos, cujo funcionamento é criticado pelas populações e autarcas locais.

A instalação das câmaras consta da resposta do Ministério das Infraestruturas e Habitação ao Bloco de Esquerda, divulgada, esta sexta-feira, por este partido.

Na resposta, o ministério sublinha que naquelas passagens de nível não foram registadas quaisquer anomalias e que elas sempre tiveram bom funcionamento.

No entanto, e face aos relatos que dão conta de alegado mau funcionamento, a IP, como serviço complementar ao sistema técnico de monitorização, decidiu dotar as três passagens de nível com câmaras de vigilância.

Em finais de 2019, população e autarcas daquelas freguesias denunciaram onze situações de “alegadas” avarias na sinalização e no funcionamento das três passagens de nível, descrevendo situações em que, à passagem do comboio, as luzes de sinalização e os sinais sonoros não funcionam e as barreiras não descem.

Houve mesmo uma manifestação para exigir mais segurança, mas já na altura a IP referiu que não tinha sido detetada qualquer anomalia naquelas passagens de nível (PN).

A IP esclareceu que o sistema de aviso automático da aproximação de comboios instalados nas PN efetua o registo automático de todos os eventos, “não tendo sido registada qualquer anomalia relativa ao funcionamento” daquelas passagens.

Dizia ainda que o sistema, quando deteta anomalia no funcionamento previsto, “gera alarme relativo a uma desconformidade”, uma situação que não foi identificada relativamente àquelas PN.

Acrescentava que a IP não recebeu qualquer relato de maquinistas do operador ferroviário a reportar qualquer anomalia no funcionamento daquelas PN, “situação que integra os procedimentos de segurança”.

Continuar a ler

Populares