Comer um petisco e beber um copo de vinho Loureiro por 3,5 euros em Ponte de Lima

Lourear a Pevide
Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

Já pode “Lourear a Pevide” em Ponte de Lima. A iniciativa que permite aos visitantes beberem um copo de vinho e comerem um petisco por 3,5 euros decorre até 23 de outubro. A 2.ª edição do “Lourear a Pevide” conta com 20 estabelecimentos aderentes e quer “combater a sazonalidade”.

Este roteiro atravessa vários lugares da vila e tem o vinho da casta Loureiro como ‘rei’. Em todos os pontos aderentes, este é servido vinho produzido e engarrafado em Ponte de Lima. À semelhança do ano passado, os espaços aderentes estão identificados com uma bandeira no exterior que indica a participação na iniciativa.

Para Paulo Sousa, vice-presidente da Câmara, esta iniciativa levada a cabo pelo Município pretende “combater a sazonalidade” e “reconhecer a qualidade do vinho produzido na região”. “Um dos objetivos desta iniciativa é ajudar a manter o padrão de procura dos nossos empresários comerciais para que os consumidores possam conjugar o consumo dos nossos petiscos com o nosso produto endógeno, reconhecido nacional e internacionalmente, como é o nosso vinho da casta Loureiro”, afirmou Paulo Sousa, citado em comunicado enviado pela autarquia às redações.

“Lourear a Pevide” arrancou a 23 de setembro e segue até 23 de outubro. Foto: CM Ponte de Lima

Isabel Valin, diretor da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima-IPVC, lembrou que Loureiro é, no que diz respeito às castas brancas, a segunda mais representativa do país a nível de área. Tendo o Vale do Lima como ‘terroir’, Isabel Valin considerou que este vinho é um potencial para a região e “devemos ser generosos e contribuir para a evolução desse potencial”. “É aqui, que a Escola Superior Agrária se encaixa, ao contribuir com a investigação e a transferência de conhecimento e é esse trabalho diferenciador que pretendemos continuar a fazer, não só neste evento, como noutros projetos ao qual estamos associados”, esclareceu Isabel Valin, diretora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima-IPVC, citada no mesmo comunicado.

Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

Os participantes do “Lourear a Pevide” terão acesso a um desdobrável que, para além de contar com todas as informações essenciais dos estabelecimentos – menu, contacto, horário e morada -, serve também de caderneta, onde podem e devem carimbar a sua presença em todos os estabelecimentos que percorrem.

Se assim o fizerem, habilitam-se a um prémio – viagem à ilha dos Açores (fim-de-semana para duas pessoas). Para isso, os participantes devem preencher, pelo menos, metade da caderneta com carimbos e colocá-la na tômbola disponível no Posto de Turismo. O vencedor será sorteado no final do evento.

Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

Continua ainda o concurso nas redes sociais para ganhar um fim-de-semana em Ponte de Lima, um cabaz de produtos limianos ou participar numa prova de vinhos. Para se habilitar neste outro concurso, basta publicar a sua experiência no “Lourear a Pevide” na página de Facebook ou Instagram com os hashtags #lourearapevide #feeltravelTV e #visitepontedelima, sendo selecionados aqueles que tiverem mais ‘gostos’.

Enquanto isso, os consumidores podem escolher o melhor menu desta 2.ª edição através de uma sondagem a decorrer.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Governo apresenta quarta-feira traçado de alta velocidade Lisboa, Porto, Vigo

Próximo Artigo

Montenegro recusa que PSD tenha colaborado com novo adiamento do futuro aeroporto

Artigos Relacionados
x