O Programa Operacional Capital Humano (PO CH) já divulgou os números do terceiro semestre deste ano, através do seu Boletim Informativo n.º 15.
Assim como no trimestre anterior, a taxa de execução manteve-se nos 80%, bastante acima da média nacional do Portugal 2020, que subiu de 64% no segundo trimestre para 65% no terceiro. No total, o PO CH já conseguiu apoiar cerca de 880 mil jovens e adultos em formação e qualificação.
O montante total elegível aprovado (Fundo Social Europeu – FSE + contrapartida nacional) ultrapassou os 4 350 milhões de euros, dos quais 3 715 milhões são investimento FSE.
“O trabalho do PO CH tem vindo a concentrar-se na concretização de projetos educativos que contribuam para o sucesso dos percursos, para melhoria das qualificações dos cidadãos e para a promoção de melhores condições de empregabilidade. Para além disso contribuímos para promover a educação digital, indispensável para a cidadania plena, nos tempos que correm”, diz o PO CH, em nota enviada a O MINHO.
“Só o investimento na educação permitirá à sociedade portuguesa evoluir. Esse investimento está ser feito de forma coordenada, sendo que o POCH financia, por via do Fundo Social Europeu, uma importante componente da política pública nacional nas áreas da educação e qualificações, de jovens e adultos, bem como do próprio sistema educativo, envolvendo nesse processo as diferentes partes interessadas: entidades formadoras, empresas, decisores políticos, representantes dos trabalhadores, e outros stakeholders, no sentido de adequar a oferta formativa à procura de qualificações no mercado de trabalho”.
Norte em destaque
Um projeto de sucesso destacado no Norte é o Make Code – Programa o Teu Futuro. Segundo o boletim, contou com um financiamento total elegível aprovado de quase 280 mil euros, dos quais 237 mil são FSE.
O Make Code visa o desenvolvimento de competências digitais nas escolas do Norte, nos jovens dos seis aos 15 anos e dos seus professores. É uma plataforma gratuita, de software livre, para criar experiências envolventes no âmbito da codificação e da ciência da computação. Recorre a ferramentas de aprendizagem baseadas em jogos de computador, que fomentam um caminho de progressão para a programação no mundo real.
O projeto já beneficiou mais de 7800 alunos de 49 agrupamentos escolares e 580 professores, acabando por ser fundamental durante a pandemia de covid-19.
“É o exemplo perfeito de como os meios digitais fazem parte da solução para os problemas que tivemos que enfrentar face à pandemia, e sobretudo no que respeita aos grandes desafios da inovação e do conhecimento para as futuras gerações”, disse Carla Mouro, presidente executiva da Fundação da Juventude.
Exemplo de Braga
Um exemplo minhoto de sucesso do programa destacado no boletim informativo é Fernando Vieira, apoiado em Braga em 2019.
Quando era mais jovem, Fernando, hoje com 59 anos, precisou de parar de estudar para trabalhar, e não chegou a concluir o ensino secundário.
Fernando chefia um gabinete de instalação de gás natural mas, por não ter habilitações para assumir as responsabilidades do cargo, precisava de recorrer a outras pessoas para a validação.
Através de um RVCC (Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário), no Centro Qualifica Triformis Técnica, conseguiu obter as habilitações de que necessitava e conquistou uma menção honrosa no Prémio Capital Humano 2020.
Combate ao abandono escolar precoce e os quatro eixos
Um dos principais objetivos do PO CH é a redução do abandono escolar precoce, que atingiu no fim de 2020 o mínimo histórico de 8,9%, sobretudo através dos apoios cursos de dupla certificação, de nível básico e secundário.
Segundo o PO CH, todos os quatro eixos prioritários de apoio convergem para o mesmo fim, educação, qualificação e requalificação da população residente em Portugal. Os percursos profissionalizantes de dupla certificação para jovens e adultos e o reconhecimento, validação e certificação de competências escolares e/ou profissionais, apoiados nos eixos 1 e 3 do PO CH, são medidas que contribuem para a redução do abandono escolar precoce e para aumento da qualificação da população.
Em qualquer modalidade de dupla certificação, os formandos, para além de concluírem um grau de ensino e de obterem uma certificação profissional, podem ainda prosseguir os seus estudos para o ensino superior, apoiado no eixo 2 do PO CH. Para dinamizar o seu principal objetivo, o PO CH apoia ainda, no eixo 4, a formação de docentes, os serviços de psicologia e orientação, a transição digital da educação e uma variedade de outros projetos que promovam o bom desempenho destas medidas e que concorram para a promoção do sucesso escolar.
E.volui
Em maio deste ano, o PO CH lançou a e.volui, mostra de educação e formação, em ambiente virtual, que pretende dar a conhecer ao público em geral alguns dos muitos projetos que o programa já apoiou através de entidades formadoras nas áreas da formação profissional inicial e da formação ao longo da vida e outros projetos que contribuem para a qualidade do sistema educativo, nomeadamente o que visa apoiar o Plano de Transição Digital da Educação.
Na e.volui, a mostra de Educação e Formação virtual que o PO CH organizou, o tema de base é precisamente o da mudança de requisitos e a necessária adequação da oferta para uma plena inserção social e económica de todos. As transições verde e digital, as alterações demográficas, e todas as alterações que vivemos precisam de respostas adequadas por parte da força de trabalho. “Neste sentido, podemos dizer que estamos a adequar o investimento à mudança.”