A região do Minho vai estar representada no arranque do Europeu de ralis por quatro pilotos no Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto 2023, que se inicia já esta sexta-feira, com uma “super especial” noturna.
São 56 o total de inscritos na edição 2023 (10, 11, 12 março), a prova de abertura do FIA-ERC (European Rally Championship) também pontuáveis para o CPR (Campeonato de Portugal de Ralis), numa lista com “sabor” a WRC, dada a profusão de “estrelas” que se deslocam a esta região.
A dividir a profissão de empresário com a paixão pelo automobilismo e especialmente os ralis, depois de ter vencido a sua primeira prova a contar para o Campeonato de Portugal de Ralis na época passada, Miguel Correia, piloto de Braga, considera estar preparado “para enfrentar uma forte concorrência”, mas também para melhorar a sua performance, nesta prova pontuável para o Campeonato da Europa de Ralis, encarando-a numa perspetiva de “um excelente começo desta temporada”.
“Queremos recomeçar em grande e lutar por vitórias e assumimos que somos candidatos ao título nacional, sabendo que as contas só se fazem no fim do campeonato”, afirmou o piloto de Braga, salientando que “para Fafe estamos a contar com chuva e muita lama, estando também conscientes da qualidade da concorrência, mas estamos prontos para mais este grande desafio”.
Além de Miguel Correia, de Braga, o Minho está ainda representando, em termos pontuáveis para o Europeu de rali, com os pilotos Pedro Meireles, de Guimarães, com o co-piloto Pedro Alves (Hyunday i20), Lucas Simões, de Braga, com Nuno Almeida (Ford Fiesta R5 Mk2) e Pedro Almeida, de Famalicão, com Mário Castro (Skoda Fabia Evo).
Pedro Almeida, de Famalicão, apesar do entusiasmo na participação no Europeu, salienta que “o importante é o Campeonato de Portugal de Ralis e é no amealhar de pontos que estamos focados”.
“Esta nova época adivinha-se com maior competitividade e com uma lista de inscritos no CPR que acrescenta valor ao campeonato”, disse, afirmando querer que “na última época e estar ali logo atrás do primeiro grupo dos pilotos nacionais”.
Na edição deste ano, em termos internacionais, “o nome mais sonante”, o do norueguês Mads Ostberg (Citroen C3), vencedor da edição do Vodafone Rally de Portugal de 2012, então sediado no Algarve, aos comandos de um Ford Fiesta RS WRC.
Outra estrela destacada pela autarquia é o neozelandês Hayden Paddon (Hyundai i20 N Rally2), piloto que durante cinco anos (2014 a 2018) competiu no WRC na equipa oficial da Hyundai e venceu, em 2016, o Rali da Argentina, a sua única vitória no Mundial.
Nome de referência é também o do sueco Pontus Tidemand, campeão mundial WRC2 em 2017 e piloto da M-Sport em algumas provas da época de 2019 com um Fiesta WRC. Confinado a ralis no seu país, está de volta agora às lides internacionais, desta feita para discutir o título ERC ao volante de um Fiesta Rally2 com as cores da indiana MRF Tyres.
Craig Breen, novo membro do Team Hyundai Portugal, faz a sua estreia no CPR, reencontrando adversários de outras “guerras”, tanto no ERC como no WRC, numa prova que terá um verdadeiro “plantel de luxo”.
À cabeça da lista de inscritos da etapa lusitana do ERC surge o campeão europeu em título, o espanhol Efren Llarena (Skoda Fabia), de novo com as cores da MRF Tyres, destacando-se ainda jovens como Erik Cais (Skoda Fabia), Georg Linnamae (Hyundai i20 N Rally2), Robert Virves (Ford Fiesta R5), este navegado pelo fafense Hugo Magalhães, Fabrizio Zaldivar (Hyundai i20 N Rally2), Martins Seskes (Skoda Fabia) ou Joshua McErlean (Hyundai i20 N Rally2), que já se estrearam nas andanças do WRC e conhecem bem os troços de Fafe.
Simone Tempestini (Skoda Fabia), Simone Campedelli (Skoda Fabia), Alberto Battistoli (Skoda Fabia), Yoann Bonato (Citroen C3) e Miko Marczok (Skoda Fabia) repetem a participação anterior, enquanto entre os pilotos portugueses inscritos no ERC figuram os nomes de Armindo Araújo (Skoda Fabia), José Pedro Fontes (Citroen C3), Miguel Correia (Skoda Fabia), Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), Bernardo Sousa (Citroen C3), Pedro Meireles (Hyundai i20N Rally2), Hugo Mesquita (Renault Clio Rally4), Lucas Simões (Ford Fiesta R5), Pedro Almeida (Skoda Fabia), Paulo Neto (Skoda Fabia), Paulo Caldeira (Citroen C3) e Ernesto Cunha (Peugeot 208 Rally4).
Itinerário:
Sexta (10 de março)
Shakedown (Montim) 3.61 km 11:30
QS Qualifying (Montim) 3.61 km 13:30
Shakedown (Montim) 3.61 km 15:00
SSS 1 Fafe 1.43 km 21:05
Parque IN (Fafe – Parque frente ao Multiusos) 21:15
Total Special Stage Distance 1.43km 1 %
Sábado (11 de março)
Parque OUT (Fafe – Parque frente ao Multiusos) 06:45
Service A (Fafe – Praça das Comunidades) 06:51
SS 2 Boticas – Vale do Tamega 1 9.64 km 08:09
SS 3 Boticas – Sra das Neves 1 15.05 km 08:59
Reagrupamento (Boticas – Largo da Igreja) 09:29
SS 4 Cabeceiras de Basto 1 10.84 km 10:27
SS 5 Vieira do Minho 1 11.76 km 11:40
Regrupamento(Fafe – Praça Martires Fascismo) 12:44
Service B (Fafe – Praça das Comunidades) 13:06
SS 6 Boticas – Vale do Tamega 2 9.64 km 14:39
SS 7 Boticas – Sra das Neves 2 15.05 km 15:29
Reagrupamento (Boticas – Largo da Igreja) 15:59
SS 8 Cabeceiras de Basto 2 10.84 km 17:02
SS 9 Vieira do Minho 2 11.76 km 18:15
Reagrupamento (Fafe – Praça Martires Fascismo) 19:19
Flexi Service C (Fafe – Praça das Comunidades) 19:36
Parque IN (Fafe – Praça Martires Fascismo) 20:36
Saturday – Total Special Stage Distance 94.58km 52 %
Domingo (12 de março)
Parque OUT (Fafe – Praça Martires Fascismo) 06:45
Service D (Fafe – Praça das Comunidades) 06:50
SS 10 Luilhas 1 8.09 km 07:32
SS 11 Seixoso 1 9.97 km 08:24
SS 12 Sta Quitéria 1 9.18 km 09:14
SS 13 Lameirinha 1 14.90 km 10:05
Reagrupamento (Fafe – Praça Martires Fascismo) 10:39
Service E (Fafe – Praça das Comunidades) 11:34
SS 14 Luilhas 2 8.09 km 12:31
SS 15 Seixoso 2 9.97 km 13:23
SS 16 Sta Quitéria 2 9.18 km 14:13
Reagrupamento (Fafe – Praça Martires Fascismo – 44min) 14:53
SS 17 Lameirinha 2 [Power Stage] 14.90 km 16:05
Parque (Fafe – Praça Martires Fascismo) 16:44
Final (Fafe – Câmara Municipal Fafe) 17:30