Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Obras de 300 mil euros controlam erosão das margens do rio Lima em Ponte de Lima

Projeto “é fundamental para a preservação do maior ecossistema que atravessa o concelho”, diz o autarca

em

Foto: Divulgação / Arquivo

A Câmara de Ponte de Lima e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vão investir mais de 300 mil euros, para controlar a erosão das margens do rio Lima, naquele concelho do Alto Minho, informou hoje aquela autarquia.

Em comunicado, o município liderado por Victor Mendes (CDS-PP) adiantou que a intervenção de proteção de recursos hídricos, é financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSSER) e tem um prazo de execução de 120 dias.

O “auto de consignação da empreitada foi assinado realizou-se na semana passada, na Câmara de Ponte de Lima, entre a APA e a empresa Primos Lena – Engenharia & Construção”.

Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

O município justificou aquela intervenção com “significativa erosão fluvial que se tem registado nas margens do rio Lima, agravada sobretudo no período de outono e inverno, constituindo um fator de agressão e de desequilíbrio determinante para o mau estado de conservação hidromorfológicas” daquele curso de água.

“De acordo com a APA, a intervenção vai centrar-se nos troços mais vulneráveis à erosão hídrica, no sentido de mitigar os riscos e efeitos de cheias e inundações na zona crítica influente”, especificou o município, apontando “três troços do rio como os mais vulneráveis e que terão intervenção prioritária, nomeadamente em Arcozelo, Correlhã e Fontão”.

As intervenções previstas “serão direcionadas para o controlo das situações de degradação verificadas na margem direita e esquerda do rio Lima, por via de ações que envolvem medidas de estabilização das margens”.

A intervenção agora anunciada tem como objetivos a “renaturalização do curso de água, a melhoria das condições de escoamento dos caudais do rio Lima, e proteção das margens contra o efeito erosivo dos caudais escoados”.

Para o presidente da Câmara de Ponte de Lima, citado na nota, este projeto “é fundamental para a preservação do maior ecossistema que atravessa o concelho”.

O autarca ressalvou a intervenção “foi elaborado com base nas principais preocupações e sugestões do município dentro dos parâmetros e dos objetivos definidos pela candidatura da APA”.

Anúncio

Ponte de Lima

Professor de Ponte de Lima condenado a cinco anos e meio de prisão por abusar das filhas

Arguido vai apresentar recurso para o Tribunal da Relação

em

Tribunal Judicial de Viana. Foto: Arquivo

Um homem de Ponte de Lima acusado de abusar sexualmente das duas filhas e de uma amiga foi, esta segunda-feira, condenado a uma pena de cinco anos e seis meses de prisão efetiva, e terá de indemnizar as três vítimas, num montante global de cerca de 30 mil euros.

O professor de 59 anos, que foi julgado à porta fechada no Tribunal de Viana do Castelo, respondia por 97 crimes de abuso, coação e importunação sexual.

Até ao momento, O MINHO, que ainda não teve acesso ao acórdão que justificou a pena hoje conhecida, apurou, junto de fonte próxima do processo, que o arguido irá recorrer da sentença para o Tribunal da Relação, pelo que irá aguardar em liberdade por novo julgamento em instância superior.

O homem estava divorciado da mãe das meninas e partilhava a guarda durante as férias, que era quando o pai alegadamente abusava das filhas, ambas menores na altura.

No entanto, os ataques terão começado antes do divórcio, em 2003, quando a filha mais velha, principal vítima do pai, tinha sete anos. A menina chegou mesmo a ser internada compulsivamente devido aos ataques de pânico que sofria, segundo avançou, em março, o Correio da Manhã. Uma amiga das jovens, então com nove anos, também terá sofrido uma tentativa de ataque, mas resistiu às investidas.

Os ataques terão continuado até 2016, quando a jovem revelou os atos à mãe.

O arguido foi então denunciado à Polícia Judiciária de Braga, mas nunca chegou a ser detido. Manteve-se, inclusive, a dar aulas.

Só quando foi conhecida a acusação do Ministério Público, é que o professor foi suspenso de dar aulas e do exercício das responsabilidade parentais.

Continuar a ler

Ponte de Lima

“Galo de Barcelos” vai reinar em Ponte de Lima no dia em que são inaugurados dois novos laboratórios

Adega e espaço equipado com câmaras de atmosfera controlada dinâmica e um túnel de congelação vão ser apresentados

em

Foto: DR

O desafio está lançado pela Escola Superior Agrária do IPVC para mais uma edição do Concurso Gastronómico. O evento, que vai já na 23ª edição, desafia os participantes a criar iguarias alusivas ao tema “Galo de Barcelos” para serem degustadas hoje, às 20:00, no Mosteiro de Refóios.

A edição deste ano fica marcada a inauguração de dois novos laboratórios, num investimento a rondar os 300 mil euros.

A adega experimental é um espaço que vai permitir desenvolver investigação na área dos vinhos, espumantes, cerveja, cidra e outras bebidas fermentadas, nomeadamente Kombucha.

Já a ‘Tecnologias Pós-Colheita’ é um laboratório equipado com câmaras de atmosfera controlada dinâmica e um túnel de congelação, que permite desenvolver investigação na área da fruticultura, sobre técnicas de conservação de frutos, permitindo aumentar o tempo de vida útil destes alimentos.

A noite será igualmente aproveitada para alertar para as questões ambientais com a iniciativa ‘Comunicar Ambiente através da Arte’ que se enquadra no âmbito do projeto CAFE – Consciência Ambiental para o Fim da Embalagens, que resultou do concurso – Novo verde – Packaging Universities Award – no qual a ESA foi distinguida com o 1.º prémio (Região Norte).

Assim a noite será abrilhantada com um desfile que contará com a participação de 20 modelos (alunas e professoras da Escola Superior Agrária), que irão vestir peças confecionadas pela artista plástica Maria Luísa Manso, com resíduos de embalagens e outros. Em simultâneo com o desfile, está prevista uma performance artística com a participação da artista Ana Maria Pintor.

Para além do concurso, que culminará com o jantar, haverá espaço para atuações musicais e muita diversão para além da respetiva entrega de prémios.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Fernando Pimenta e a mãe cozinharam ao vivo no Programa da Cristina – vídeo

Imagens: SIC

em

O canoísta limiano Fernando Pimenta e a mãe participaram hoje, como convidados, no popular Programa da Cristina, de Cristina Ferreira.

O vice-campeão olímpico e Rosa Pimenta participaram numa rubrica do popular programa da SIC, onde já esteve, entre outros, o Primeiro-Ministro António Costa.

Recorde-se que Fernando Pimenta é um dos dos cinco campeões de modalidades náuticas que estão a participar na Campanha de Promoção do Consumo de Carapau, uma iniciativa da empresa Docapesca, que está a percorrer várias escolas de todo o país, e que pretende promover a importância de comer peixe junto dos adolescentes.

Foto: Divulgação

Além de Fernando Pimenta, esta iniciativa conta com a colaboração de Francisco Lufinha (kitesurf), Hugo Vau (surf), Joana Pratas (vela) e Teresa Almeida (bodyboard).

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares