É o Smart #1, o primeiro SUV da marca e também o maior de sempre, concebido numa parceria entre a Mercedes-Benz e o grupo chinês Geely Automotive, e estará à venda em Portugal a partir de março de 2023.
Mas foi fotografado em Portugal ainda antes de ter sido colocado no mercado. Nas imagens, cedidas a O MINHO, é possível ver-se o carro estacionado num parque, em Lisboa, devidamente ‘camuflado’, incluíndo obstrução da imagem da marca nas jantes e no volante.
Uma das atrações anunciadas é o tejadilho panorâmico, embora nas imagens agora reveladas por O MINHO não seja possível perceber se essa característica está instalada no carro de testes “512”, com matrícula da República Checa, já detetado anteriormente em local desconhecido do solo europeu, conforme deu conta a revista da especialidade Automotive.
Havia sido apresentado como protótipo numa feira em Munique, em 2021, com a promessa de que a produção iria manter o mesmo design e características.
Contudo, nestas fotos é possível verificar que a forma é quase idêntica ao modelo apresentado na Alemanha. Possui duas faixas LED, à frente e atrás, bem como inteligência artificial e iluminação ambiente.
O veículo esteve estacionado nos últimos dias no parque de estacionamento subterrâneo do Hotel Sana, em Lisboa, ao que tudo indica para realizar testes na capital portuguesa.
Primeiramente, o Smart #1 será colocado à venda na China, ainda durante este ano de 2022.
O preço da pré-reserva é de cerca de 28 mil euros, podendo subir para os 33 mil com o pacote ‘premium’.
Nas pré-reservas em solo chinês, as características apontam para um motor elétrico de 272 cavalos (200kw), localizado na traseira do veículo, com uma bateria de 66kWh, dando-lhe uma autonomia de 440 quilómetros.
Com velocidade máxima estimada em 180 quilómetros/hora, o novo Smart permite carregamentos de 150 kw com 80% em cerca de meia hora. Também é carregável com corrente alternada, de 22Kw, levando três horas para carregar 80%.
Em Portugal, a Smart anunciou que o carro será colocado em pré-venda a partir de setembro de 2022, mas o negócio só se concretizará em março de 2023, data prevista para a chegada dos automóveis a solo europeu.
O maior de sempre
Conhecido pelos modelos de curtas dimensões, ao bom estilo de automóvel citadino, este será o maior modelo de um Smart alguma vez fabricado, com 4,27 metros de comprimento por 1,82 de largura e 1,64 de altura. A dividir os eixos estão 2,75 metros.