Seguir o O MINHO

Actual

Nova editora quer chamar a Trás-os-Montes artistas nacionais e internacionais

Projeto cultural quer ser fonte de inspiração

em

Foto: Divulgação

Um novo projeto cultural propõe-se fazer de Trás-os-Montes fonte de inspiração para artistas nacionais e internacionais de diferentes áreas, e levar o nome da região além-fronteiras em capas de discos, livros, música ou pintura.

A editora Trás-os-Montes Records foi criada por uma equipa com ligações à região e é a impulsionadora da ideia com a apresentação hoje à noite num concerto no Museu Abade de Baçal de Bragança do primeiro trabalho.

A ideia nasceu em Lisboa após um evento gerado num encontro entre artistas, e resultou também neste primeiro trabalho, o disco com Maria Reis, na voz, Gabriel Ferrandini, na percussão, e o fotógrafo André Cepeda, na máquina de fumo e projeção.

Depois da apresentação em Bragança, segue em digressão por Guimarães, Porto, Viseu, Coimbra e Lisboa.

O disco tem edição limitada em LP 12′ com 220 exemplares, alguns dos quais seguem para Londres, Chicago e França, como adiantou à Lusa André Cepeda. Está também disponível para escuta e venda digital, na plataforma Bandcamp.

Depois do disco, em julho, estará por terras transmontanas, durante 15 dias a trabalhar, o fotógrafo António Júlio Duarte e, em outubro, viajará de Chicago para Trás-os-Montes o músico, cantor e compositor norte-americano Daniel Knox, para produzir um trabalho.

Outras presenças estão já confirmadas, como indicou André Cepeda, filho da mentora do projeto, Elisa Cepeda, que, junto com Nuno Fernandes e Sérgio Couto, constituem a equipa da Trás-os-Montes Records.

André é fotógrafo e todos os membros da equipa estão ligados às artes e têm ligações à região transmontana.

A ideia é convidar artistas nacionais e internacionais de diferentes áreas a criarem nesta região e usar os resultados, sejam fotografias, pinturas em diversos trabalhos “para, de uma forma espontânea, levar o nome de Trás-os-Montes para fora”.

“Esta região é um lugar que proporciona um contexto totalmente diferente”, sustentou André Cepeda.

Os promotores apresentam Trás-os-Montes como “um território de características rurais, clima agreste e geograficamente distante dos principais centros urbanos” com uma “paisagem inspiradora e única no território nacional, com as suas múltiplas montanhas cobertas por uma vegetação autóctone, vastos planaltos e planícies onde os bravos pastores alimentam os seus rebanhos”.

“O progresso tornou possível viajar no território com maior conforto, contribuindo para a proximidade das populações, proporcionando novos desafios tanto para quem aqui vive como para quem vem de fora”, acrescentam.

A nova editora não tem um espaço físico, mas garante as condições necessárias aos artistas para se instalarem e desenvolverem o trabalho, como afincou.

“Talvez um músico gostasse de gravar no meio do campo, outro numa igreja, nós iremos adaptar cada projeto às necessidades”, exemplificou.

A equipa de jovens artistas por detrás do projeto, como contou, relaciona-se com vários criadores da arte contemporânea e da música, e dessas relações que foram estabelecendo ao longo dos anos, surgiu a ideia de os levar a Trás-os-Montes.

André Cepeda vincou que este projeto “é feito através de relações humanas, da vontade de criar, partilhar e fazer vir as pessoas a Trás-os-Montes”.

Os conteúdos produzidos na região, nos diversos formatos, serão posteriormente usados na edição de discos em vinil e suporte digital, capas de discos, performances e concertos, bem como criar um arquivo para futuras exposições e publicações.

Anúncio

Actual

Jovem em estado crítico após duplo atropelamento e fuga na A3

Em Cerveira

em

Foto: DR / Arquivo

Um jovem de 20 anos ficou em estado crítico na sequência de um duplo atropelamento ocorrido durante esta madrugada, ao quilómetro 96 da A3.

ATUALIZAÇÃO

Morreu jovem atropelado esta madrugada na A3

O sinistro deu-se no sentido Sul / Norte, em Vila Nova de Cerveira, e fez ainda mais quatro feridos, entre os quais um bebé de sete meses.

Ao que O MINHO conseguiu apurar, o jovem estaria fora do carro quando foi abalroado por uma primeira viatura, tendo segundos depois sido atropelado por uma segunda viatura, com esta última a não parar para prestar assistência.

De acordo com os envolvidos no primeiro atropelamento, um casal que seguia com os filhos [um bebé de sete meses e uma menina de dez anos], a vítima mais grave estaria fora do carro já dentro da faixa da autoestrada, quando o terão colhido acidentalmente.

Estes testemunharam que se via algum fumo junto da viatura, o que poderá ter motivado a saída do condutor da viatura em plena autoestrada.

O casal, que acabou transportado juntamente com os filhos para o Hospital de Viana, por precaução, apontou ainda às autoridades que outra viatura terá atropelado a vítima segundos depois do primeiro atropelamento, mas não terá parado.

A vítima mais grave acabou por ser transportada pela SIV de Ponte de Lima para o Hospital de Braga com prognóstico muito reservado.

No local estiveram os Bombeiros de Ponte de Lima, SIV de Ponte de Lima, VMER de Viana e GNR.

Continuar a ler

Actual

I Liga: Moreirense quer entrar com pé direito em dérbi minhoto

Futebol

em

Foto: Moreirense FC

O Moreirense desloca-se na noite deste domingo ao terreno do Sporting Clube (SC) de Braga para um dérbi minhoto com início às 21:00 horas.

Os de Moreira de Cónegos vêm de um resultado menos bom, após terem sido eliminados na 2.º fase pelo Vitória de Setúbal na Taça da Liga.

Apesar das contrariedades e da diferença entre os dois emblemas [os de Guimarães nunca venceram na ‘Pedreira’ para a I Liga], os comandados de Vítor Campelos querem fazer boa figura e não vão deixar o sexto lugar alcançado na época transata em mãos alheias.

Fonte: Liga Portugal

Continuar a ler

Actual

Ponte de Lima: Feira dos Petiscos começa na sexta-feira

No Pavilhão de Feiras e Exposições, na Expolima

em

Foto: Divulgação / Arquivo

A décima terceira edição da Feira dos Petiscos de Ponte de Lima vai decorrer entre os dias 09 e 11 no Pavilhão de Feiras e Exposições, promovida pela Associação de Folclore e pelo município.

A entrada no recinto do evento que anualmente acolhe milhares de visitantes nacionais e da vizinha Galiza, é gratuita, estando a inauguração oficial agendada para as 19:00, na sexta-feira.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares