Seguir o O MINHO

Futebol

Moreirense admite dificuldades, mas quer pontuar nos Açores

Santa Clara está tranquilo, mas quer mais pontos

em

Foto: Divulgação / Moreirense FC

O treinador do Moreirense disse hoje que a sua equipa terá “tarefa complicada”, mas quer “conquistar os três pontos” sábado, na visita ao Santa Clara, em encontro da 29.ª jornada da I Liga portuguesa em futebol.


“Jogamos sempre para conquistar os três pontos, mas teremos uma tarefa com dificuldade redobrada, porque o adversário tem feito uma época fantástica, muito estável, tem uma equipa competente, alta e intensa no jogo”, disse Ivo Vieira.

O técnico dos minhotos descreveu o conjunto açoriano como “uma equipa que gosta muito de atacar” e que tem “processos bem definidos”, mas garantiu um Moreirense “sempre pronto para a luta”.

O Moreirense segue em quinto lugar, uma classificação histórica e surpreendente para um clube até aqui cronicamente militante da luta pela manutenção, e na última jornada, com a vitória por 1-0 diante do SC Braga, atingiu os 48 pontos, um recorde na I Liga, ultrapassando os 46 pontos de 2002/2003.

Hoje, questionado sobre que outros recordes e marcas pode prometer ou sonhar, Ivo Vieira disse que esse aspeto não o move como treinador e que “as coisas têm acontecido naturalmente”.

“Conseguir recordes não me move. Neste momento, há um grande objetivo, que é manter este lugar. Depende só de nós e temos legitimidade para o querer e pensar assim. Nada vai apagar o que fizemos, mas temos de ser muito conscientes”, disse o técnico dos vimaranenses.

Santa Clara está tranquilo, mas quer mais pontos

Foto: DR / Arquivo

O treinador do Santa Clara, João Henriques, disse hoje esperar um jogo difícil no sábado, com o Moreirense, a maior surpresa da I Liga de futebol, mas assinalou que os açorianos são ambiciosos e querem mais pontos.

“Temos feito um campeonato tranquilo, mas sabemos que ainda temos pontos para conquistar. A ambição do grupo não tem limites, nesta altura. Vamos jogo a jogo”, declarou João Henriques.

O treinador falava aos jornalistas no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, na antevisão do jogo de sábado frente ao Moreirense, da 29.ª jornada da prova.

O Santa Clara e a equipa de Moreira de Cónegos estão a trabalhar, assegura João Henriques, para deixar uma “última imagem” de qualidade na época 2018/2019.

“O que está atrás ninguém vai apagar, mas sabemos que no futebol é o momento que fica”, prosseguiu, antes de antever “um jogo difícil, contra uma boa equipa, que esta época está a fazer uma série de jogos fantásticos”, com boas exibições coletivas e individuais e “muita qualidade de jogo”.

Na primeira volta, o Santa Clara foi a Moreira de Cónegos bater a equipa local por 1-0 e, na jornada passada, os açorianos empataram fora com o Belenenses.

O Moreirense, quinto classificado, com 48 pontos, visita o Santa Clara, que é oitavo, com 36, no sábado, às 14:30, no Estádio de São Miguel, Açores.

Anúncio

Futebol

Rui Jorge diz que só “um grande jogo” permite a Portugal vencer os Países Baixos

Futebol

em

Foto: DR

O selecionador português de futebol sub-21, Rui Jorge, disse hoje que a equipa terá de fazer na quarta-feira “um grande jogo” para vencer os Países Baixos, no encerramento da qualificação para o Europeu da categoria.

Com as duas equipas já apuradas, o jogo no Estádio Municipal de Portimão, distrito de Faro, pelas 19:30 de quarta-feira, servirá para definir o primeiro classificado, com os holandeses em vantagem.

Para lá chegar, os lusos terão de vencer por dois golos de diferença perante uma formação que marcou 45 golos até aqui e que, segundo Rui Jorge explicou em conferência de imprensa, “tem sido até ao momento a melhor seleção do grupo”.

“Tem números impressionantes para o apuramento. Ofensivamente, [são] muito fortes, com grande capacidade de concretização, tendo muitos golos marcados. Teremos de estar ao nosso melhor nível se queremos passar para a frente do grupo”, atirou.

Perante um adversário que está “ao nível da fase final” do Europeu, o selecionador espera que os Países Baixos apresentem “problemas” que até agora só viu “com a Noruega” e no primeiro jogo entre os dois, a única derrota lusa, em solo holandês, por 4-2.

“Somos uma equipa dominadora, e eles também. Alguma das equipas terá que, em vários momentos, fazer aquilo a que não está habituada. Será [preciso] saber lidar com esse momento”, avisou.

Rui Jorge sofreu hoje um revés, com a dispensa por problemas físicos do lateral-esquerdo Nuno Mendes, e escusou-se a nomear o seu substituto na quarta-feira, dizendo que qualquer um dos laterais direitos convocados pode fazer o papel, com a escolha a recair sobre Tomás Tavares, Diogo Dalot, Thierry Correia ou Pedro Pereira.

Ao contrário de Nuno Mendes, que “abrirá a vaga para outro jogador” poder mostrar-se neste nível, Jota está apto para o jogo, com o selecionador a elogiar o leque de escolhas à sua disposição.

“A riqueza do espaço dos sub-21 é ter jogadores de grande qualidade, e há outros que nem aqui estiveram ainda, como o Tomás Ribeiro ou o David Carmo, por exemplo”, referiu.

Continuar a ler

Futebol

João Afonso espera que Gil Vicente corrija erros após a troca de treinador

I Liga

em

Foto: DR

O médio João Afonso disse hoje que o Gil Vicente deve aproveitar a entrada do treinador Ricardo Soares e a interrupção competitiva para “corrigir” os erros que custaram pontos na I Liga portuguesa de futebol.

Depois de cinco pontos nos três primeiros jogos do campeonato, a equipa de Barcelos averbou quatro derrotas seguidas, caiu para o 17.º e penúltimo lugar antes da paragem em curso e contratou Ricardo Soares para o lugar do técnico que iniciou a época, Rui Almeida, com o jogador a admitir que os ?’alos’ cometeram “erros que não poderiam cometer”

“Tivemos uma troca no comando [técnico] recente. Estamos a aproveitar a paragem para corrigir o que estávamos a errar, para termos mais acertos do que erros. Precisamos de ganhar e de voltar a ter confiança para retomarmos o caminho certo”, disse, num vídeo publicado nas paginais oficiais do clube minhoto nas redes sociais.

O médio brasileiro, de 25 anos, realçou, porém, que o plantel gilista tem “muita qualidade” e precisa de “assimilar bem” as ideias do novo ‘timoneiro’, oficializado na sexta-feira, para inverter o ciclo de derrotas, consumado diante de FC Porto (1-0), Sporting (3-1), Vitória de Guimarães (2-1) e Nacional (2-1).

“Ainda estamos num processo de assimilar as ideias e a questão da intensidade. Estamos a conhecer o ‘mister’ cada vez mais e ele a nós”, afirmou João Afonso, futebolista utilizado nos sete encontros do campeonato.

O Gil Vicente volta a jogar para a I Liga às 15:00 de 29 de novembro, um domingo, quando receber o Rio Ave, mas, antes, visita o Oleiros, do Campeonato de Portugal, em partida que abre a terceira eliminatória da Taça de Portugal, agendada para as 14:30 de sexta-feira, na qual João Afonso espera “conseguir a vitória”, mas “respeitando o adversário”.

Continuar a ler

Futebol

FIFA adia Mundial de clubes para fevereiro de 2021

Mundial de Clubes

em

Foto: fifa.com / DR

O Campeonato do Mundo de clubes de futebol, que estava agendado para dezembro, foi adiado para fevereiro de 2021, no Qatar, devido à indefinição provocada pela pandemia de covid-19 em algumas competições continentais, anunciou hoje a FIFA.

Entre as sete equipas que vão participar na prova, agendada para decorrer de 01 a 11 de fevereiro do próximo ano, apenas o campeão e representante europeu, Bayern de Munique, e o anfitrião Al-Duhail estão garantidos.

O quadro completo da prova só será conhecido no final de janeiro de 2021, uma vez que, por exemplo, o campeão sul-americano (CONMEBOL) só ficará decidido no final desse mês, com a decisão da Taça dos Libertadores, enquanto os representantes da CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas) e da AFC (Ásia) serão conhecidos no final de dezembro deste ano.

Por outro lado, o Comité Executivo da FIFA decidiu adiar para 2022 os campeonatos do mundo de futebol feminino de sub-17 e sub-20, que estavam previstos para este ano. O Mundial de sub-17 vai decorrer na Índia, enquanto o de sub-20 será na Costa Rica.

Continuar a ler

Populares