Monção já tem novos passadiços para desfrutar da natureza

Turismo
Foto: Divulgação / CM Monção

Há novos passadiços prontos a explorar desfrutando da natureza em Monção. Com cerca de 350 metros de extensão, os passadiços da Cascata do Fojo estão localizados na freguesia de Lara. Resultado de uma parceria entre o Município e a Junta, foram inaugurados esta quinta-feira, dia da freguesia.

Em comunicado, a Câmara afirma que “o ‘quadro’ da freguesia de Lara ‘pinta-se’ com belas plantações de vinho Alvarinho, excelentes condições naturais para passar momentos agradáveis, em família ou amigos, e áreas contemplativas, como o Alto da Cotorinha, antiga eira comunitária, que projeta uma vista deslumbrante sobre a freguesia do Vale do Gadanha”.

Com início no Lugar do Forno, os passadiços terminam na Cascata do Fojo, “um lugar sombreado, relaxado e fascinante, onde a água cai entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas aprazíveis”.

Presente na inauguração, o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, sublinhou o impacto positivo deste investimento no alargamento da oferta turística do território, permitindo o acesso facilitado a “uma joia da coroa monçanense” que, adiantou, “tem um grande potencial para cativar e fidelizar visitantes”.

Foto: Divulgação / CM Monção
Foto: Divulgação / CM Monção
Foto: Divulgação / CM Monção
Foto: Divulgação / CM Monção
Foto: Divulgação / CM Monção

Para o Presidente da Junta, Carlos Vieites, a freguesia viveu um dia memorável: “Celebramos o dia da freguesia com a abertura ao público de um investimento que orgulha todos os habitantes de Lara e que contribuirá para a promoção da nossa terra. Um forte agradecimento à Câmara e a todos os proprietários que, a titulo gratuito, cederam os seus terrenos. Bem hajam”.

Composto por rampas, plataformas e escadas, na sua maioria em madeira de pinho tratado, os passadiços foram implementados – assinala a Câmara – com a preocupação de causar o menor impacto visual possível e preservar os elementos naturais e construídos visíveis ao longo do percurso.

Ali, é possível apreciar alguns moinhos seculares que, noutros tempos, simbolizavam uma das vivências da comunidade local: a moagem do trigo.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados