Seguir o O MINHO

Alto Minho

Coração no centro de Monção alerta para doenças cardiovasculares

“Mês do coração”

em

Foto: Divulgação / CM Monção

A Câmara Monção colocou na manhã desta segunda-feira, na Praça Deu-la-Deu Martins, um coração vermelho, feito de madeira, e assente numa base de ferro pintada a branco. Com uma altura próxima de dois metros, apresenta relevos uniformes, simulando batimentos regulares.

Realizada no âmbito do “Maio, Mês do Coração”, a iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar a população local para a prevenção de doenças cardiovasculares, alertando-a para as consequências negativas desta patologia, a principal causa de morte em Portugal, explica em comunicado a autarquia, que integra a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis.

Ao longo do mês, com recurso a imagens e textos informativos, o município pretende “ativar uma consciência preventiva junto da população, de forma a reforçar a sensibilização dos munícipes para a redução de comportamentos de risco, como o tabagismo, uma alimentação descuidada e ausência de exercício físico”.

Serão divulgadas mensagens de consciencialização alusivas à hipertensão, obesidade e tabagismo. No dia 22, no Cine Teatro João Verde, decorre a sessão de apresentação “A Construção do Perfil Municipal de Saúde de Monção”.

Populares