O grupo espanhol DIA está a ponderar sair do mercado português e vender a cadeia de supermercados Minipreço.
Segundo o jornal espanhol Expansiom, o DIA contratou o Société Générale como assessor financeiro para estudar a venda da operação em Portugal.
Fonte oficial do grupo espanhol afirma que “avalia de forma contínua diversas oportunidades de investimento e desinvestimento, sem que a esta data tenha sido tomada qualquer decisão”.
E acrescenta: “A empresa está focada na operação diária para continuar o seu processo de transformação”.
De acordo com o Jornal de Negócios, esta foi a mesma resposta dada pelo DIA em setembro do ano passado quando questionado sobre a venda da Clarel, que se viria a concretizar dois meses e meio mais tarde.
O grupo DIA conta com 499 supermercados Minipreço em Portugal, dos quais 297 em regime de ‘franchising’, e três centros de distribuição. Emprega cerca de três mil pessoas em Portugal.
No ano passado, o DIA faturou 596 milhões de euros em Portugal, o valor mais baixo entre os mercados em que está presente, que incluem Espanha, Brasil e Argentina. No país vizinho as receitas ascenderam a 4.436 milhões de euros, enquanto no Brasil a faturação foi de 889,5 milhões de euros e na Argentina cifrou-se em 1.364 milhões de euros.