Seguir o O MINHO

Cávado

Mercado de Esposende reabre em 2023 após obras de requalificação de 1,6 milhões

Já começaram

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

As obras de requalificação do mercado municipal de Esposende, orçadas em 1,6 milhões de euros, já arrancaram e deverão estar concluídas em abril de 2023, anunciou hoje a câmara.

Em comunicado, a câmara acrescenta que o edifício atual apresenta “várias patologias construtivas ao nível da cobertura, pavimentos, impermeabilizações e infiltrações, carecendo de uma reformulação total das redes prediais”.

A obra em curso implicará a remodelação interior e exterior do edifício e uma ampliação “ligeira” da área de construção, em benefício dos espaços de lojas e do café.

Painéis fotovoltaicos e painéis solares vão dotar o edifício de uma maior eficiência energética.

Foto: Divulgação / CM Esposende

Além da adaptação do edifício, que tem mais de quatro décadas e cuja última intervenção ocorreu em 2006, todo o espaço público adjacente será alvo de intervenção, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Esposende.

“Esta é uma obra de extrema necessidade, quer do ponto de vista da regeneração urbana da cidade, mas essencialmente para proporcionar as condições de conforto e segurança para os clientes que frequentam aquele espaço. Os comerciantes beneficiarão de espaços modernos de exposição dos produtos e de todas as condições de higiene, cumprindo as normas em vigor”, referiu o presidente da Câmara, Benjamim Pereira.

Durante o período de execução da obra, os comerciantes são transferidos para uma tenda localizada no Largo do Mercado, cuja instalação implica um investimento de 219 mi euros, totalmente suportado pelo município.

Foto: Divulgação / CM Esposende

No próximo sábado, o habitual mercado já funcionará nestas instalações provisórias.

Este mercado municipal temporário está equipado com 10 bancas para venda de peixe, uma máquina de gelo e 16 bancas para venda de hortofrutícolas e fumeiros.

Populares