O documentarista Marco Neiva, de Barcelos, voltou a pegar no equipamento de filmagem e fez-se à estrada, visitando os 24 municípios da região do Minho em três dias, para organizar uma “caça ao tesouro gigante” onde qualquer um pode participar. O projeto chama-se “Minho Play”, e resume-se a um total de 48 “tesouros” escondidos por esses cantinhos minhotos.
A O MINHO, o vlogger explica que em cada município deixou um Galo de Barcelos e um Coração de Viana. Ao longo dos próximos dias, irá publicar pistas e locais, em formato vlog (vídeo+blogue), onde estes estão escondidos em cada município, oferecendo prémios a quem os conseguir encontrar. Barcelos e Viana já foram publicados.
“Minho Play, pretende dar um play ao Minho nesta fase de pós-pandemia e de regresso à normalidade. Dar a conhecer os tesouros minhotos, a sua cultura, as suas tradições e as suas principais atrações turísticas”, explica Marco Neiva, relembrando as restrições no turismo externo como mais um incentivo para que se passe as próximas férias pelos municípios da região.
Para o autor, a ideia concebida pretende ser uma “caça ao tesouro gigante”, para “dar a conhecer as mais belas paisagens minhotas, a cultura e o património”.
Os músicos Cristiana Sá (Ponte da Barca) e Tiago Maroto (Guimarães), jovens artistas e cantadores ao desafio, também se juntaram à iniciativa e marcaram presença na terra onde nasceram.
Nesta jornada, Marco Neiva percorreu muitos quilómetros de carro, mas também foram pedalados muitos outros de bicicleta. “Deu ainda para fazer pequenos roteiros e experimentar a melhor gastronomia”, assume.
Além da promoção turística da região, este projeto tem ainda outros objetivos: a promoção do exercício físico e a promoção da mobilidade urbana sustentável.
Com mais de 200 vídeos no seu canal de YouTube, aos 36 anos, Marco Neiva considera-se um “criativo e apaixonado por viagens de Aventura”. É especialista em diferentes áreas de marketing e administrador da agência de vídeomarketing ohmy.media
O também vlogger/youtuber conta com 15 anos de experiência no audiovisual e 40 vídeos promocionais turísticos, metade como realizador e outra metade como produtor.