Seguir o O MINHO

Futebol

Morreu o antigo guarda-redes Neno

em

Neno, antigo guarda-redes do Vitória e do Benfica, morreu na noite desta quinta-feira, avançam os jornais Guimarães Digital e Mais Guimarães, da cidade vimaranense. Segundo a publicação do Grupo Santiago, Adelino Augusto Graça Barbosa Barros, de 59 anos, faleceu na sua residência na Polvoreira, no concelho vimaranense, vítima de doença súbita.

O Vitória SC já confirmou o óbito através de um comunicado no seu site oficial. Nas redes sociais, o clube anuncia “com profunda tristeza e coletivo sentimento de enorme pesar” a notícia do “falecimento de Neno”, considerando que se tornou “um ícone da cidade”.

“Carismático, afável e sempre disponível, Neno não foi apenas uma figura do Vitória, mas um ícone da cidade, conhecido de todos e que para todos tinha um gesto amigo e um sorriso verdadeiro”, refere o clube.

O clube lembra que o antigo internacional português representou o Vitória em três momentos da sua carreira, “integrando o grupo que conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira em 1988”.

“Foi também no Vitória que concluiu um longo e bonito percurso enquanto futebolista, mantendo-se ligado ao clube em variadas funções, que foram desde os relvados até à representação institucional”, referem os vitorianos.

Para o clube, “a morte de Neno representa uma enorme perda coletiva, mas em especial para a sua família e amigos, a quem o Vitória manifesta as suas mais sentidas condolências”.

“Nesta hora que é de luto, cumpre recordar e honrar o nosso Adelino Barros”, concluiu o clube.

Em janeiro de 2016, foi homenageado por cerca de 200 amigos, em Pevidém, Guimarães, enquanto exercia funções como Relações Públicas dos ‘conquistadores’. Participaram no jantar o então presidente do Vitória, Júlio Mendes, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, entre outros convidados do futebol, como Jaime Pacheco, Dimas e João Tomás.

Na altura, e citado pelo jornal O JOGO, Júlio Mendes disse que Neno era “uma pessoa muito especial, com um coração que não tem fim”. “O Vitória orgulha-se de ter o Neno entre nós, o futebol precisa de muita gente como o Neno”, vincou

 

Com 158 jogos disputados pelo Vitória SC, 133 pelo Benfica, Neno habituou os adeptos de futebol a estar presente nos grandes palcos nacionais e, muitas vezes, internacionais. Formado no Barreirense, jogou ainda no Vitória de Setúbal.

Nascido na Cidade da Praia, em Cabo Verde, Neno ganhou três campeonatos e três Taças de Portugal pelo Benfica, além de uma Taça de Portugal pelo Vitória. Ao serviço da seleção portuguesa fez nove encontros, entre 1989 e 1996.

Notícia atualizada às 00h58 com mais informação.

Populares