Connect with us

Manuela Machado: 20 anos da medalha de ouro em exposição em Viana

Alto Minho

Manuela Machado: 20 anos da medalha de ouro em exposição em Viana

manuela machado 20 anos campeã

“Manuela Machado 20 anos campeã” é o título de uma exposição evocativa da vitória da atleta na maratona dos Campeonatos do Mundo realizados em 1995, em Gotemburgo, na Suécia, que está patente em Viana do Castelo.

Segundo divulgou o município, a mostra estará em exibição até 05 de agosto, dia em que, há 20 anos, Manuela Machado conquistou a medalha de ouro.

Nesse dia, será apresentado um livro, da autoria do jornalista desportivo Luís Lopes, sobre a carreira da atleta.

A exposição, com os principais marcos da carreira da atleta, é mais uma das iniciativas do programa comemorativo do 20.º aniversário daquela conquista mundial, que já integrou uma festa do atletismo, várias provas desportivas e uma tertúlia com nomes do atletismo nacional.

manuela machado

Natural de Cardielos, Viana do Castelo, Manuela Machado nasceu em 09 de agosto de 1963 e destacou-se internacionalmente na prova da maratona.

Iniciou a sua carreira aos 18 anos e as suas participações em campeonatos do Mundo de atletismo saldam-se por um sétimo lugar em 1991, a medalha de prata em 1993, a medalha de ouro em 1995 e, de novo, a medalha de prata em 1997.

Atualmente, a ex-atleta é o rosto do Projeto “Atletismo nas Escolas”, desenvolvido pelo município de Viana do Castelo junto do 1.º ciclo, com o objetivo de sensibilizar para a importância da prática de desporto na saúde e na qualidade de vida da população.

Manuela Machado já foi agraciada pela Câmara de Viana do Castelo com a medalha de Cidadã de Honra, tendo também o seu nome sido atribuído ao estádio municipal da cidade.

Mais em Alto Minho

Bitnami