Seguir o O MINHO

Desporto

Manuel Mendes, maratonista de Guimarães, medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos

em

O vimaranense Manuel Mendes, atleta do Vitória, conquistou hoje a medalha de bronze na maratona, na categoria T46, para deficientes motores, dos Jogos Paralímpicos Rio2016.


O atleta de 45 anos, que não tem o braço esquerdo, terminou com o tempo de 2:49.57 horas. A medalha de ouro foi conquistada pelo chinês Li Chanoyan, com 2:33.35, e a de prata pelo espanhol Abderrahmam Khamouch, com 2:37.01.

Portugal fecha assim a sua participação nos Jogos Paralímpicos Rio2016 com quatro medalhas de bronze: duas no atletismo e outras duas no boccia.

Maratonista admite que medalha “não era totalmente esperada”

“O meu treinador disse que se tivesse juízo podia fazer uma surpresa e fiz”, afirmou o atleta, que não tem o antebraço esquerdo, no final dos 42,195 quilómetros da prova, disputada num circuito do Forte de Copacabana.

O atleta, de 45 anos, explicou que fez toda a prova no seu ritmo, admitindo que as temperaturas superiores a 35 graus acabaram por prejudicar alguns dos favoritos.

“Andei no meu ritmo, nunca sai da minha zona de conforto, com as temperaturas, os favoritos foram caindo. Andei uma volta completa num ritmo tranquilo”, disse.

Manuel Mendes, que se estreou em Jogos Paralímpicos, reconheceu que a melhor estratégia foi não arriscar muito: “Se me aventurasse teria ‘estourado’ e, na parte final, teria sido apanhado”.

O atleta manifestou a esperança de que estes não sejam os seus últimos Jogos Paralímpicos, afirmando: “a minha carreira ainda não está terminada, mas é preciso dar passos certos com os pés no chão”.

Visivelmente satisfeito, o atleta português agradeceu à família, aos amigos, e ao treinador, Ricardo Ribas, dedicando a todos e “também à cidade de Guimarães” a medalha hoje conquistada.

Portugal fechou assim a sua participação nos Jogos Paralímpicos Rio2016 com quatro medalhas de bronze: duas no atletismo e duas no boccia.

Bronze na maratona é “alegria que não deve ser contida”, ministro da Educação

O ministro da Educação classificou como “uma alegria enorme” e uma “felicidade que não tem de ser contida” a conquista da medalha de bronze conseguida por Manuel Mendes.

“É uma alegria enorme, uma felicidade que não tem de ser contida. Uma vitória numa especialidade na qual Portugal tem tradições”, disse Tiago Brandão Rodrigues, que assistiu à prova, disputada sob forte calor, no Forte de Copacabana.

O ministro da Educação, que na sexta-feira também assistiu à conquista de uma medalha de bronze no torneio individual de boccia BC3, voltou a reiterar a ideia de que as medalhas conseguidas no Rio de Janeiro “são o alicerçar de um trabalho que vem sendo feito no desporto paralímpico”.

Manuel Mendes, que não tem o antebraço esquerdo, conquistou o bronze ao terminar os 42.195 quilómetros da prova com o tempo de 2:49.57 minutos, atrás do chinês Li Chanoyyan (2:33.35) e do espanhol Abderrahmam Khamouch (2:37.01), medalhas de ouro e prata, respetivamente.

No sábado, o ministro Tiago Brandão Rodrigues esteve no estádio Engenhão a assistir às provas de alguns atletas portugueses, e entregou medalhas em duas provas de 400 metros.

Portugal sai dos Jogos Rio2016 com quatro medalhas de bronze – duas conseguidas no atletismo e duas no boccia – superando assim as três medalhas conseguidas há quatro anos em Londres2012.

 

 

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Guimarães. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Futebol

Defesa do Braga reforça Moreirense

Mercado de transferências

em

Foto: DR

O lateral esquerdo Pedro Amador reforçou o Moreirense, da I Liga portuguesa de futebol, com um contrato válido até ao final da época 2023/24, informou hoje o clube minhoto.

O defesa, de 21 anos, vai representar os ‘cónegos’, depois de ter cumprido a época passada no SC Braga, tendo realizado 11 jogos e marcado dois golos pela equipa B, no Campeonato de Portugal, e nove jogos pela equipa principal, que terminou a I Liga na terceira posição.

Natural de Santa Iria da Azóia, no concelho de Loures, o primeiro reforço oficializado pelo Moreirense para a época 2020/21 cumpriu a formação no Sporting, no Sacavenense e no Belenenses, antes de iniciar a carreira de sénior no 1.º de Dezembro, do Campeonato de Portugal, na época 2017/18.

Contratado pelo Braga em janeiro de 2018, Pedro Amador cumpriu ainda 25 jogos pela equipa B arsenalista na II Liga, entre as épocas 2017/18 e 2018/19.

Continuar a ler

Futebol

Braga empresta Pablo Santos a clube da Turquia

Mercado de transferências

em

Foto: DR / Arquivo

O defesa central Pablo Santos foi emprestado pelo SC Braga aos turcos do Hatayspor, informou hoje o clube minhoto da I Liga de futebol.

O jogador brasileiro de 28 anos já tinha sido emprestado na segunda metade da época passada ao Rubin Kazan, da Rússia e, agora, vai jogar até ao final da temporada 2020/21 no Hatayspor, clube que ascendeu ao primeiro escalão do futebol turco há poucas semanas.

Pablo Santos chegou a Portugal em 2017/18, ao Marítimo, e na temporada seguinte ingressou no SC Braga, clube no qual realizou uma época e meia.

Continuar a ler

Futebol

Alef sai do Braga para os húngaros do MOL Fehérvár

Mercado de transferências

em

Foto: DR / Arquivo

O futebolista brasileiro Alef vai ser reforço dos húngaros do MOL Fehérvár, anunciou hoje o SC Braga, clube com o qual ainda tinha contrato.

O médio, de 25 anos, termina a ligação contratual com os minhotos de cinco temporadas sem nunca se ter conseguido impor em Braga, tendo sido cedido a título definitivo.

Internacional sub-20 pelo Brasil, Alef foi contratado pelo SC Braga em 2015/16, mas fez apenas um jogo nessa época pela equipa principal.

Depois, foi emprestado ao Umm-Salal (Qatar), Apollon Limassol (Chipre), AEK (Grécia) e, na última época, ao APOEL (Chipre).

Continuar a ler

Populares