Seguir o O MINHO

Região

Mais de metade do Alojamento Local no Porto pertence a empresas

em

Foto: DR/Arquivo

Mais de metade do Alojamento Local (AL) no Porto pertence a empresa, sociedade ou pessoa coletiva (51,3%), sendo que o titular da exploração no primeiro lugar do pódio tem “70 registos”, concluiu um estudo.


Um estudo sobre o mapeamento do AL realizado este verão pelo movimento O Porto não se Vende revela que entre os 6.198 registos de AL que existiam na cidade do Porto até 18 de julho mais de metade (51,3%) estão em nome de empresas ou sociedades e sociedades unipessoais.

Entre os registos, o estudo revela ainda que há 84 titulares de AL com “mais de oito registos” e que o titular coletivo com mais AL na cidade do Porto tem “70 registos” efetivos na página do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL).

O segundo titular coletivo com mais AL apresenta-se na RNAL com 61 registos em terceiro lugar do pódio está o titular com “48 registos”, acrescenta o mesmo estudo.

“Estes titulares, em conjunto, são responsáveis por 1.352 registos (21,2% do total na cidade). Neste grupo sobressai ainda um subgrupo de 27 titulares com mais de “16 registos”, e que detém “751 registos”, ou seja 12,4%, lê-se no mesmo documento ao qual a Lusa teve hoje acesso.

Em declarações à Lusa, uma das representantes do Movimento O Porto não se Vende, Ana Barbeiro, descreve, por exemplo, que alguns desses registos coletivos são de áreas bem distintas da turística, aparecendo por exemplo uma sociedade de gestão agrícola.

Na análise que a Lusa realizou hoje na página da Internet da Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL) sobre os “titulares da exploração” de AL no Porto, pode ler-se, por exemplo, que estão incluídas sociedades tão díspares como organizações de informática, ferragens, serviços médicos (Moreira da Costa), sociedade de eventos, Associação do Hospital de Crianças Maria Pia, estabelecimentos de restauração e bebidas ‘take away’, café e similares ou farmácias.

Os restantes registos – 3.019 – que correspondem a 48,7% do total de registos são de pessoas singulares.

Em entrevista telefónica à Lusa, José Pedro Lobo, titular do Alojamento Local no Porto designado por Guimarães Sousa Lobo, Investimentos Imobiliário, empresa dedicada à Reabilitação Urbana, que depois vende, faz arrendamento convencional e também turismo de alojamento local, conta à Lusa que uma parte dos operadores turísticos de AL no Porto são empresas que prestam serviço aos verdadeiros proprietários e que ganham entre “20 a 30%” por cada noite vendida.

“Há empresas que gerem o alojamento local e que ficam com 20 a 30%. As transferências são enviadas para o senhorio e depois há uma percentagem entregue à operadora que faz o acolhimento dos hóspedes à chegada, trata da lavandaria ou faz de cicerone na cidade”, descreve.

Há também a modalidade de o proprietário fazer um “contrato de arrendamento” e ser a operadora turística a gerir o apartamento pagando uma renda fixa ao proprietário, mas ficando com todo o lucro e ou prejuízo da casa que fica em AL.

Nos AL do Porto estão incluídos apartamentos, moradias, estabelecimentos de hospedagem e estabelecimentos tipo ‘hostel’.

A maioria do AL no Porto são apartamentos (86,7%), ou seja há 5.376 apartamentos da cidade do Porto destinados para turistas.

Anúncio

Alto Minho

Nilton: “Canyoning no Gerês é das melhores atividades que podes fazer na vida”

Humorista deslumbrado com o Minho

em

Foto: Facebook

Depois de Ponte de Lima, o humorista Nilton continua as suas férias pelo Alto Minho, tendo desta vez passado por Ponte da Barca.

O famoso apresentador explorou o Parque Nacional da Peneda Gerês, aventurando-se a fazer canyoning – desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os diversos obstáculos com técnicas e equipamentos próprios.

“Canyoning no Gerês é provavelmente das melhores atividades que podes fazer na vida (dentro das que não envolvem holandesas desnudas), e ainda por cima num dos sítios mais bonitos do mundo e arredores. Aproveitar a natureza com família, amigos e com os melhores profissionais destas coisas”, partilhou o humorista nas suas redes sociais, agradecendo à Tobogã.pt – Portugal Adventure Tours, que lhe proporcionou a experiência.

Nos últimos dias, Nilton esteve em Ponte de Lima, onde aproveitou para algumas atividades de natureza, como os recentes passeios de barco “água arriba”, a cargo do mestre Caninhas.

O Minho é cada vez mais procurado por famosos, sobretudo em tempo de pandemia.

Humorista Nilton rendido a Ponte de Lima: “Uma vila que valoriza o que tem”

A região do Gerês recebeu recentemente visitas da atriz e modelo Rita Pereira e do humorista e argumentista Eduardo Madeira, que não esconderam o “encanto” que encontraram na região.

Continuar a ler

Ave

Guimarães requalifica escola por 190 mil euros

Educação

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

As obras de reabilitação da EB1 de Soutelo, na freguesia de Pinheiro, Guimarães, começaram hoje e vão decorrer durante meio ano, num investimento de 190 mil euros, anunciou o município.

O projeto contempla a substituição da cobertura existente no edifício escolar e a construção de acesso coberto ao átrio de receção dos alunos, situado no piso superior.

Engloba ainda a pintura das fachadas e a substituição do piso sintético do parque infantil.

Continuar a ler

Ave

Acidente com ambulância em Famalicão faz um morto e dois feridos graves

Colisão

em

Foto: Fama TV

Um acidente a envolver uma ambulância dos Bombeiros Famalicenses provocou, na tarde desta segunda-feira, um morto, dois feridos graves e três ligeiros, em Vermoim, Famlicão, apurou O MINHO junto de fonte do CDOS de Braga.

A vítima mortal é um homem na casa dos 70 anos.

A vítima mortal e os dois feridos graves são ocupantes da viatura ligeira que chocou com a ambulância.

Há ainda três feridos ligeiros, dois deles bombeiros.

Foto: Fama TV

A ambulância seguia para uma ocorrência quando colidiu com um automóvel na Estrada Nacional 206.

A prestar socorro estão 31 operacionais apoiados por 15 viaturas.

(em atualização)

Continuar a ler

Populares