Redes Sociais

Mais de 40 ideias de negócio concorrem a projeto de empreendedorismo no Alto Minho

Alto Minho

Mais de 40 ideias de negócio concorrem a projeto de empreendedorismo no Alto Minho

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho anunciou hoje ter recebido 44 candidaturas ao projeto “Start me up Alto Minho”, cujo principal objetivo é transformar ideias inovadoras em negócio.

De acordo com fonte daquela estrutura, que congrega os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, as candidaturas são das áreas de produção e comercialização de produtos endógenos de forma artesanal, serviços de animação turística, criação de unidades de turismo rural, serviços de apoio a idosos e de assessoria a empresas.

O prazo para apresentação de candidaturas terminava inicialmente a 15 de maio mas foi prorrogado para dia 23 deste mês.

Promover a criação de uma bolsa de ideias de negócios que possam ser candidatados aos fundos do Portugal 2020 é o objetivo do concurso lançado em abril para “fomentar a capacidade empreendedora da comunidade e estimular o desenvolvimento de novos projetos empresariais no território”.

Podiam candidatar-se pessoas em nome individual ou em grupo, até ao limite máximo de cinco elementos, que pretendessem explorar uma ideia ou conceito de negócio a implementar no Alto Minho.

O “Start Me Up Alto Minho” desenvolve-se em diversas fases procurando incentivar o aparecimento de novas ideias de negócio e dotar um conjunto de participantes das competências necessárias à sua implementação com sucesso.

Start me up Alto Minho

Anúncio de uma das fases do “Start me Up” Alto Minho

A primeira fase consiste na análise e seleção das ideias de negócio que apresentem maior potencial.

Os promotores das ideias selecionadas participarão na fase seguinte, um programa de Oficinas de Empreendedorismo e Geração de Ideias, destinada no máximo, a 50 participantes.

Estas oficinas terão como finalidade capacitar os concorrentes para o empreendedorismo, trabalhando competências e a geração de ideias para iniciativas empreendedoras.

Na sequência desta capacitação, os participantes farão a apresentação da sua ideia ao júri, o qual designará, no máximo, 20 ideias finalistas.

As ideias finalistas participarão na terceira fase, que se iniciará com um programa de Imersão Empreendedora, tendo em vista a capacitação dos participantes e o apoio ao desenvolvimento das suas ideias de negócio, terminando com a seleção de três ideias vencedoras.

Os três primeiros classificados participarão, depois num Programa de Incubação, com consultoria especializada, para apoio na elaboração do seu plano de negócios.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto “Alto Minho INVEST”, dinamizado pela CIM Alto Minho e cofinanciado pelo Programa Operacional da Região Norte (ON2).

Clique para comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Alto Minho