Os mais de 23 mil escuteiros que se encontram este fim de semana em Braga a celebrarem o centenário do Corpo Nacional de Escutas, “pararam” o trânsito automóvel, ao final da tarde deste sábado, em toda a Avenida da Liberdade e artérias adjacentes, o que revelou uma impressionante moldura humana, enquadrada, ao longo de todo o percurso, pela Polícia Municipal de Braga.
- Anúncio -
Sob o comando do coordenador Paulo Barroso, cerca de dezena e meia de operacionais da Polícia Municipal de Braga foram escoltando a saída dos imensos escuteiros, do Theatro Circo, em direção ao Altice Fórum Braga, começando por interromper o trânsito no entroncamento da Rua do Raio com a Avenida da Liberdade, por cima do túnel que será brevemente requalificado.




A coluna de escuteiros, sempre enquadrada pela Polícia Municipal de Braga, passou o cruzamento com a Rua 25 de Abril, daí seguindo para o próximo cruzamento, com a Avenida João XXI, tendo sido também cortada a circulação para a Urbanização do Fujacal, através da Rua Conselheiro Lobato, bem como para a Urbanização do Carandá, já no Largo do Senhor dos Aflitos.
Tal como O MINHO tem vindo a noticiar, realiza-se este fim de semana a Festa do Centenário, cujo dia alto é considerado o de hoje, sábado, segundo referiu a organização, a cargo do Corpo Nacional de Escutas, esperando a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já no Altice Fórum Braga, do secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Correia, do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, bem como dos responsáveis pelo escutismo em Portugal.
As celebrações religiosas serão presididas pelo arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. José Cordeiro, assinalando-se um dia cheio de iniciativas, que incluirá, entre sábado e domingo, mais de dez mil atividades, como jogos, oficinas, concertos e momentos de animação e diversão, onde os escuteiros inscritos terão a oportunidade de participar, em espírito de celebração.
Ao longo do dia houve alguns momentos protocolares, destacando-se ao início da tarde a inauguração do monumento evocativo do Centenário, a que se seguiu a inauguração do Monumento Evocativo do Centenário do Corpo Nacional de Escutas da autoria do escultor Paulo Neves, situada no Jardim dos Chorões, em frente ao Campo das Hortas, resultando a sua instalação de um protocolo, celebrado entre a Câmara Municipal de Braga e o Corpo Nacional de Escutas, que é o dono da obra de arte.
Na Sé Catedral de Braga foi celebrada uma missa em honra de D. Manuel Vieira de Matos, o arcebispo de Braga que fundou a partir de Braga o movimento escutista português, tendo-se aquele prelado destacado também com a reorganização total da Arquidiocese de Braga, modernizando-a e dotando-a de meios modernos, então adequados, no primeiro quartel do Século XX.
Depois da missa haverá lugar ao maior Fogo do Conselho de sempre, no Altice Fórum Braga, com um grande espetáculo de música e de luz, tendo destacado os seus responsáveis que “ao longo de cem anos temos contribuído para o desenvolvimento integral de muitos e muitos milhares de jovens, de sucessivas gerações, em todo o país, sempre com atividades e ininterrupta”.