Liz Truss eleita líder Conservadora vai ser primeira-ministra do Reino Unido

Política

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, foi hoje anunciada em Londres a vencedora da eleição interna para a liderança do partido Conservador, pelo que vai suceder a Boris Johnson como primeira-ministra.

Truss ganhou 81.326 dos votos dos cerca de 180.000 militantes de base, enquanto o rival Rishi Sunak, antigo ministro das Finanças, obteve 60.399, revelou o presidente do Comité 1922, o conselho partidário responsável pelo processo, Graham Brady.

O resultado era esperado e confirma a vantagem registada em várias sondagens publicadas desde julho.

Truss, de 47 anos, será a terceira mulher primeira ministra do Reino Unido, após Margaret Thatcher e Theresa May, e a quarta política a ocupar o cargo em seis anos.

Boris Johnson informará a rainha Isabel II na terça-feira da demissão do cargo e a monarca indigitará Liz Truss e pedir-lhe-á que forme governo enquanto líder do partido com maioria parlamentar.

As audiências terão lugar no Castelo de Balmoral, no norte da Escócia, onde a rainha se encontra, rompendo com a tradição de acontecer no Palácio de Buckingham, tendo um porta-voz da monarca de 96 anos invocado problemas de mobilidade para evitar a viagem até Londres.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

E-Redes instala dois novos postos de transformação em Ponte de Lima

Próximo Artigo

Agência nuclear da ONU inicia missão permanente na central nuclear de Zaporijia

Artigos Relacionados
x