O Museu Marítimo de Esposende acolheu a apresentação do livro “Naufrágios na Costa de Esposende”, de José Felgueiras, uma obra de 500 páginas, em que o autor reúne histórias de dezenas de incidentes na costa de Esposende, recuando milénios para descrever a força devastadora do oceano Atlântico.
Recorrendo a diversos documentos, livros e testemunhos orais, a obra de José Felgueiras pretende “marcar a raiz marítima de Esposende”, diz fonte municipal. Para breve, o investigador promete apresentar uma obra sobre a história da pesca em Esposende.
Apresentado por Manuel Penteado Neiva, que descreve o livro como “mais uma obra que vem enriquecer a história de Esposende e das suas gentes”, Naufrágios de Esposende tem como subtítulo “Mar do Senhor”, expressão tão frequente entre os homens do mar.
O Município de Esposende “reconhece e apoia, direta ou indiretamente, a prolixa faceta dos esposendenses, o que tem permitido a edição de centenas de obras, autênticos documentos da história local e que perpetuam a memória coletiva das gentes do concelho”.
Na apresentação pública do livro, que foi “intercalada e enobrecida com momentos de poesia e de música”, participaram representantes de diversas entidades/instituições locais, designadamente da Câmara.
A Câmara Municipal diz-se “muito honrada com a publicação de mais este livro de José Felgueiras que vem enriquecer o espólio histórico-literário de Esposende e da vida das suas gentes”.