Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Lar de Viana testou 228 pessoas após três infeções e todas deram negativo

Congregação de Nossa Senhora da Caridade

em

Foto: Congregação Senhora da Caridade

O diretor da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo, disse hoje que os testes de despiste à covid-19 realizados a 228 idosos e funcionários do lar da instituição resultaram negativos, após três infeções pelo vírus.

“Felizmente os testes tiveram todos resultado negativo. Vamos continuar com todos os cuidados e mais alguns para não sair do eixo”, afirmou à Lusa António Morgado.

Segundo o responsável, os três casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 foram detetados numa equipa que funcionava em espelho [horários desfasados] que trabalha na lavandaria da instituição.

“Essa equipa está em isolamento e já foi substituída por outra”, especificou.

Os 141 utentes e 87 funcionários do lar da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, situado em pleno centro da cidade, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários e da Câmara Municipal, foram testados na quarta-feira.

Anteriormente, António Morgado adiantou que “é a terceira vez que a instituição testa todos os utentes e funcionários”, na sequência de casos que têm surgido deste o início da pandemia de covid-19.

“Em setembro, a utente mais idosa da instituição, hoje com 106 anos, teve de receber tratamento hospitalar na unidade de Braga e quando veio estava infetada com covid-19. Ao fim de 14 dias testou duas vezes negativo”, especificou.

António Morgado adiantou que o lar da Caridade tem utentes com “muita idade”, sendo que, além daquela idosa, há ainda “mais três utentes que têm mais de 100 anos e 42 com mais de 90 anos”.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 1.963.557 mortos resultantes de mais de 91,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Viana do Castelo

PSP encerra vias pedonais e ecovias junto ao mar em Viana

Confinamento

Foto: PSP

Vários espaços públicos pedonais da zona ribeirinha de Viana do Castelo foram encerrados pela PSP no âmbito das medidas de contenção no novo coronavírus, após solicitação da Câmara Municipal.

Em nota publicada nas redes sociais, o comando distrital da PSP em Viana dá conta da implementação de medidas físicas efetivas de interdição de acessos com vista ao encerramento de vários espaços públicos pedonais na cidade.

Os espaços encerrados incidem na Praia Norte, na zona ribeirinha, que vai da Praça da Liberdade até ao Parque da Cidade, e ainda na ecovia de Cabedelo.

Estes locais foram encerrados por estarem “identificados como sendo suscetíveis de potenciar aglomerados de cidadãos, mormente para a prática de passeios higiénicos, exercício físico e convívio social”.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Viana apoia investigação científica sobre raça Garrano

Biodiversidade

A Câmara de Viana do Castelo estabeleceu hoje um protocolo que visa o desenvolvimento de um projeto de investigação científica sobre equinologia, assente na raça autóctone Garrano que se encontra presente na Serra d’Arga, em estado semisselvagem.

Segundo a autarquia, aquele protocolo envolve a Junta de Freguesia de Montaria, o Instituto do Cavalo e da Equitação Portuguesa e a Associação O Caminho do Garrano.

Este projeto “irá dar continuidade às investigações iniciadas em 2016 através das Universidades de Kyoto e Sorbonne-Nouvelle”.

A investigação “pretende também contribuir para a valorização do património local nos vários domínios materiais e imateriais, sobretudo através da dinamização do ecoturismo sustentável e do turismo científico”.

Para dinamizar este projeto de investigação científica, o município de Viana do Castelo atribui à Associação O Caminho do Garrano um apoio financeiro de 19.200 euros, a transferir mensalmente no montante de 1.600 euros.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Empresa oferece desfibrilhador aos Bombeiros de Viana do Castelo para salvar vidas

Para equipar nova ambulância de socorro

Foto: DR

Os Bombeiros de Viana do Castelo já têm um aparelho de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) para equipa a nova ambulância de socorro, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado a O MINHO, o vice-presidente da direção daquela associação humanitária dá conta da oferta da empresa Xpand IT, empresa sediada naquela cidade especializada em tecnologias de informação.

De acordo com Luciano Moure, o aparelho custou cerca de 3.000 euros e veio “reforçar” a operacionalidade e “equipar a viatura recém-adquirida, que desde há cerca de um mês se encontra ao serviço da população do concelho”.

O responsável aproveita para agradecer este gesto por parte da empresa em nome dos bombeiros e “da população de Viana do Castelo”.

Continuar a ler

Populares