Seguir o O MINHO

Barcelos

Jovem músico de Barcelos ganha bolsa de 9 mil libras da Royal Academy of Music

Jovem prodígio de 20 anos

em

Foto: Facebook Diogo Carlos

Diogo Carlos, antigo aluno do Conservatório de Música de Barcelos, foi selecionado pela universidade Royal Academy of Music, em Londres, para a bolsa Julian Bream Trust, no valor de 9 mil libras (10.080 euros ao câmbio de hoje), anunciou esta semana a escola de música barcelense.

O jovem foi escolhido para participar num recital restrito da lenda da guitarra clássica, Sir Julian Bream, tendo atuado ao lado da mítica lenda da guitarra, John Williams.

De acordo com o conservatório barcelense, Diogo Carlos é o primeiro português a alcançar tal mérito, fazendo agora parte da restrita lista de apenas seis guitarristas apadrinhados por Julian Bream – expoente máximo da guitarra clássica e o continuador dos ensinamentos de Andrés Segovia.

Julian Bream foi também condecorado pela Rainha de Inglaterra pelo contributo à Cultura, foram muitos os compositores que lhe dedicaram obras tendo gravado dezenas de discos e obtido o prémio Gramophone Award.

Francisco Gomes, professor no Conservatório de Barcelos, fez também “parte deste sucesso educativo”, refere o conservatório.

Diogo Carlos, natural de Barcelos e agora com 20 anos, entrou para o Conservatório de Música de Barcelos aos 10 anos de idade, tendo vencido vários prémios nacionais e internacionais nos últimos anos.

Frequentou Master classes de Guitarra com David Russell, Dejan Ivanovic, Fábio Zanon, Hugo Sanches, José Pina, Michel Sadanowsky e Pedro Rodrigues, apresentando-se regularmente em público, nomeadamente em Recitais de Guitarra para jovens guitarristas.

Em 2016, foi admitido na Guildhall School of Music & Drama, Universidade de Londres tendo sido, no ano seguinte, admitido na Royal Academy of Music, Universidade de Londres, com bolsa de mérito.

Obteve diversos prémios em Concursos Nacionais e Internacionais de Guitarra dos quais se destacam.

Atualmente frequenta o 2.º ano da Licenciatura em Performance na Royal Academy of Music sendo bolseiro pela Julian Bream Trust.

Anúncio

Barcelos

Pais de crianças de jardim de infância de Barcelos suspendem protesto

Em Negreiros

em

Foto: DR

O Jardim de Infância de Negreiros, em Barcelos, distrito de Braga, está esta terça-feira a funcionar “com normalidade”, depois de na segunda-feira os pais terem promovido um boicote em protesto contra a falta de condições do recinto exterior.

O presidente da Associação de Pais, António Campos, disse à Lusa que a suspensão do protesto se ficou a dever ao facto de a Câmara de Barcelos ter agendado para esta terça-feira uma reunião com os representantes dos encarregados de educação.

“Vamos ver o que é a Câmara tem para nos dizer e depois reuniremos com os pais para decidirmos o que fazer”, acrescentou.

Segundo António Campos, os pais querem, essencialmente, que a Câmara avance com datas para a realização de obras.

O responsável disse que, no espaço que deveria ser de recreio, “não há absolutamente nada”.

“Nem um simples escorrega. As crianças não têm como se divertir”, referiu, sublinhando ainda que o piso exterior “é irregular”, tendo já uma “inspeção” aconselhado a que as crianças “não andem por lá, por razões de segurança”.

Disse que em 2017 a Câmara adiantara que projeto para a intervenção no exterior estava a ser elaborado e que foi garantido o início das obras para as férias de verão de 2018.

No entanto, sublinhou, “até à data, nada”.

Na segunda-feira, os pais fecharam a escola a cadeado, que seria retirado após a deslocação da GNR ao local.

No mesmo dia, a Câmara disse que o projeto de intervenção “está em vias de conclusão”.

Acrescentou que o projeto foi objeto de revisão, para incluir obras de manutenção no edificado, nomeadamente, no telhado.

“À semelhança de outras intervenções no parque escolar, a obra avançará logo que haja disponibilidade financeira”, referiu ainda o município.

Continuar a ler

Barcelos

Pais fecham jardim-de-infância a cadeado em Barcelos

Reclamam um parque infantil e mais árvores

em

Foto: Associação de Pais do JI de Negreiros

Os pais dos alunos do Jardim-de-Infância de Negreiros, em Barcelos, fecharam, esta segunda-feira, a escola a cadeado, em protesto contra a “completa falta de condições” do recinto exterior.

O presidente da Associação de Pais, António Campos, disse à Lusa que, na prática, as crianças têm de passar todo o ano letivo “fechadas nas salas”.

“No espaço que deveria ser de recreio, não há absolutamente nada. Nem um simples escorrega. As crianças não têm como se divertir”, referiu.

Disse ainda que o piso exterior “é irregular”, tendo já uma “inspeção” aconselhado a que as crianças “não andem por lá, por razões de segurança”.

“É uma completa falta de condições”, afirmou.

Disse que em 2017, a câmara adiantara que o projeto para a intervenção no exterior estava a ser elaborado e que foi garantido o início das obras para as férias de verão de 2018.

No entanto, sublinhou, “até à data, nada”.

Os pais fecharam hoje a escola a cadeado, que foi retirado após a deslocação da GNR ao local.

No entanto, garantem que o protesto é para continuar até que a câmara “dê garantias” quanto à realização das obras.

Contactada pela Lusa, fonte da câmara disse que o projeto de intervenção “está em vias de conclusão”.

Acrescentou que o projeto foi objeto de revisão, para incluir obras de manutenção no edificado, nomeadamente, no telhado.

“À semelhança de outras intervenções no parque escolar, a obra avançará logo que haja disponibilidade financeira”, refere ainda o município.

 

Notícia atualizada às 14h18 com mais informação.

Continuar a ler

Barcelos

Bebé de um ano entre cinco feridos após acidente em Barcelos

Em Feitos (EN 103)

em

Urgências Hospital Barcelos. Foto: O MINHO (Arquivo)

Uma colisão rodoviária a meio da manhã deste domingo provocou ferimentos ligeiros em cinco pessoas, entre as quais um bebé com cerca de um ano de idade, apurou O MINHO junto de fonte dos Bombeiros de Barcelos.

O sinistro ocorreu na Estrada Nacional 103, na freguesia de Feitos, com o alerta a ser dado pelas 10:21, segundo informações recolhidas junto do Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga.

As vítimas foram transportadas para o Hospital de Barcelos pelos Bombeiros de Barcelos, que estiveram no local da ocorrência com três ambulâncias.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares