Seguir o O MINHO

Braga

Brasileiro detido pelo SEF em Braga convertido ao islamismo depois da acusação

em

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

O jovem brasileiro que foi detido nesta sexta-feira pelo SEF, em Braga, com um mandado de captura internacional por crime de homicídio, converteu-se ao islamismo, já depois de ter sido acusado de assassínio, segundo apurou hoje O MINHO, junto de fontes policiais.

Na origem da deslocação sábado ao Tribunal de Turno da Comarca de Braga, a funcionar neste fim de semana no Palácio da Justiça de Esposende, esteve o prazo máximo de 48 horas para ser apresentado a um juiz, uma formalidade que ficou assim logo ultrapassada.

O suspeito, cujo aspeto físico será indiciador da sua conversão ao islamismo, frequentava os meios islâmicos em Braga, como terá sido constatado pelas vigilâncias e seguimentos dos investigadores criminais do SEF de Braga, que durante dias a fio seguiram todos os seus passos, até poderem atuar com toda a segurança, conseguindo apanhá-lo sem aparato, inclusivamente “com grande discrição”, sem que sequer os transeuntes se apercebessem.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

O assassínio de iraniano

Thaylan Padilha Palomanes, juntamente com o seu irmão, Thauhann Padilha Palomanes, de 31 anos, está acusado do assassínio de Millade Mill Hosseini Ballaai, de 35 anos, a 28 de junho de 2014, o dono de uma pousada, no Morro do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro, onde ambos trabalhavam, tendo o corpo sido descoberto por outros funcionários, naquela data, o dia do jogo entre o Brasil e o Chile, a contar para o campeonato mundial.

Millade Mill Hosseini Ballaai foi assassinado à facada, no seu estabelecimento, situado no Morro do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro, tendo os dois irmãos mandados de detenção desde dezembro de 2015, desconhecendo-se o paradeiro de Thauhann Padilha Palomanes, mas admitindo-se que possa encontrar-se igualmente em Portugal, bem como outros familiares, informações que não foram confirmadas pelas autoridades portuguesas.

Segundo diz a Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro, os irmãos terão morto o antigo patrão, iraniano, mas com nacionalidade sueca, alegadamente quando este despediu ambos, ao saber que traficariam droga dentro do seu hostel, onde trabalhavam sem salário a troco de estadia e alimentação, segundo refere o processo judicial, a decorrer no Brasil, esperando-se pela extradição para o julgamento de Thaylan Padilha Palomanes, caso as autoridades judiciais brasileiras queiram julgá-lo em breve e o seu irmão à revelia.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Em Braga há um ano

Desde o crime que os irmãos Padilha Palomanes estão foragidos, com Thaylan a residir em Braga há cerca de um ano, discretamente em Real, até que os investigadores do SEF, alertados por um mandado de captura da INTERPOL, passaram a controlar-lhe os passos.

Tudo indica que o jovem brasileiro não tinha atualmente qualquer ocupação profissional, após de se ter dedicado a vender suplementos alimentares para atletas, na zona Guimarães,
encontrando-se a residir em situação irregular em Portugal, já depois de uma tentativa de legalização junto do próprio SEF, que resultou frustrada, por não reunir requisitos legais.

té ao momento sabe-se apenas que o suspeito foi detido sexta-feira na freguesia de Real, em Braga, quando saía de uma loja onde tinha acabado de fazer compras, tendo sido logo levado para a Delegação Regional de Braga do SEF, na Rua Mário Valença, em Nogueira.

Depois de confirmar a presença do suspeito, em Braga, o SEF de Braga estabeleceu “um dispositivo de segurança e de vigilância, que culminou na sua detenção”, consumada em Real, uma freguesia situada a poucos quilómetros abaixo da Estação Ferroviária de Braga.

No comunicado o SEF indicou que o jovem de 25 anos, “sobre o qual pendia um mandado de detenção internacional pela prática de um crime de homicídio qualificado no seu país de origem”, foi detido durante esta sexta-feira, em Braga, sem adiantar mais pormenores.

De acordo com fontes policiais contactadas por O MINHO, a detenção do jovem apenas se deveu a cumprimento do mandado de detenção internacional emitido pela INTERPOL, nada tendo a ver com o facto de se tratar de um jovem que está convertido ao islamismo.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Braga

Picoto Park abriu portas em Braga

Receita do primeiro dia vai ser revertida para sete instituições de solidariedade

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

Inaugurou está sábado o Picoto Park, em Braga. A receita do primeiro dia vai ser revertida para sete instituições de solidariedade da cidade.

Localizado na encosta Norte do Monte do Picoto, numa área total de 14.000 m2 e integrado numa vasta e requalificada mancha florestal autóctone, o Picoto Park dispõe de actividades para idades a partir dos 3 anos e para vários tipos de públicos (privado, escolar e empresarial).

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

Uma das principais atracções do Picoto Park é um circuito de arborismo panorâmico. Trata-se de um circuito suspenso, com 14 plataformas construídas em árvores, a alturas que variam entre os 8 e os 16 metros. O circuito termina com um slide de 150 metros, igualmente panorâmico.

O parque tem também uma zona de salto em queda livre, a 18 metros de altura e com vista para a cidade. Dispõe ainda de um espaço de diversões infantis, com aparelhos totalmente construídos em madeira e sem recurso a energia eléctrica.

Continuar a ler

Braga

Festival de Caminhadas, hoje e amanhã, no Gerês

Trilhos andam à volta de Santa Isabel do Monte

em

Foto: geres.pt

Aí está a 7ª edição do Festival de Caminhadas no Gerês. A associação Gerês Viver Turismo organiza este evento pelo sétimo ano consecutivo, em parceria com cinco empresas de animação turística que operam essencialmente no destino turístico Gerês, contando novamente com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro.

Em cada um dos dias, hoje e amanhã, vão realizar-se 3 caminhadas guiadas por profissionais experientes.

Os trilhos a percorrer serão diferentes em cada um dos dias, cada um deles com características diferentes na zona envolvente à aldeia de Santa Isabel do Monte.

“Todos os trilhos são circulares e apresentam extensões e graus de dificuldade diferentes, do fácil ao difícil, possibilitando a participação de todos, tanto dos mais experientes como dos que menos experiência possam ter neste tipo de atividades”, refere a organização em comunicado.

No final das caminhadas, em ambos os dias, será promovido o convívio entre todos os participantes com a oferta do típico Caldo no Pote.

Continuar a ler

Braga

Bilhetes para o concerto de Bryan Adams em Braga à venda desde a meia-noite

Espetáculo marcado para o Altice FORUM, no dia 07 de dezembro

em

Foto: Divulgação

Os bilhetes para o concerto de Bryan Adams, marcado para o próximo dia 07 de dezembro, no Altice FORUM, em Braga, já se encontram à venda, desde as 0:00 horas deste sábado.

Com um preço que varia entre 35 e 100 euros, os ingressos podem ser comprados online no site da BlueTicket em blueticket.pt/Event/4319/BRYAN-ADAMS.

“Com uma carreira de mais de 4 décadas recheada de grandes sucessos de rock’n’roll, marcados pelo positivismo e boa disposição, o músico canadiano anuncia a tournée mundial ‘Shine A Light’ que passará por Portugal em dezembro – dia 6 na Altice Arena e 7 no Altice Forum Braga”, pode ler-se na apresentação dos dois espetáculos anunciados pelo cantor canadiano no início da semana.

“O novo álbum ‘Shine A Light’ já está nas lojas desde dia 1 de março e o single de estreia com o mesmo nome é da co-autoria de Ed Sheeran. “Conheci o Ed em Dublin no passado num dos seus espetáculos e mantivemos contacto. Um dia enviei-lhe um refrão que tinha para uma canção à qual chamei ‘Shine A Light’ e perguntei se ele queria colaborar. Recebi de volta alguns versos … vocês deviam ouvi-lo a cantar aquilo!”, é dito.

A entrega dos bilhetes comprados online é feita pela DHL, numa parceria comentada pelo cantar, e na qual é prometido plantar uma árvore por cada encomenda.

“Esta parceria com a DHL tem uma importante mensagem ambiental. Espero que esta mensagem seja replicada em outras parcerias como esta porque nós humanos precisamos de fazer o máximo possível para cuidar do planeta”, diz Bryan Adams a propósito desta parceria.

Um dos mais aclamados cantores e compositores da atualidade, Bryan Adams é conhecido por sucessos como “(Everything I Do) I Do It For You”, “Summer Of ’69” e a sua colaboração com Rod Stewart e Sting – “All for Love”. Já teve temas em nº1 em mais de 40 países e vendeu mais de 65 milhões de álbuns por todo o mundo. A par destes números impressionantes, as suas memoráveis apresentações ao vivo valem-lhe o estatuto de uma das maiores estrelas rock do nosso tempo.

Na noite anterior ao concerto em Braga, Bryan Adams estará em Lisboa, num espetáculo na Altice Arena.

Continuar a ler
Anúncio

ÚLTIMAS

Reportagens da Semana

EM FOCO

Populares