Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

IPSS de Ponte de Lima reage a denúncias de corrupção, favorecimento e assédio sexual

em

A direção da Casa de Caridade da Nossa Senhora da Conceição, reagiu esta tarde à notícia de alegada corrupção, favorecimento e assédio sexual na Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de Ponte de Lima, denunciada por um grupo de funcionárias, conforme avançado hoje por O MINHO e pelo jornal “Correio da Manhã”.

Num curto comunicado, a Casa de Caridade diz que, “em face das questões que têm sido levantadas no seio da comunicação social, que podem consubstanciar natureza criminal, reserva-se, neste momento e a partir do dia de hoje, a acionar todos os meios legais ao seu dispor para punir as eventuais falsas declarações que sejam proferidas e que ponham em causa [quer] a honra e credibilidade, quer da instituição quer dos seus representantes, que, todos os dias, emprestam com sacrifício e espírito social, o seu tempo à causa desta instituição”.

“As acusações e alaridos que têm sido levantados serão [analisados] pelo nosso departamento jurídico, de imediato, (…) para eventuais apresentações de queixas-crime”, salienta.

As funcionárias, afastadas alegadamente por serem “um perigo iminente à instituição”, dizem estar na posse de documentos que mostram vendas ilícitas de terrenos, com dados ilícitos e parte do valor a ser passado “por baixo da mesa”.

Dizem ainda ter provas de que serviços como fornecimento de frutas e legumes, manutenção da parte mecânica das viaturas de instituição, venda de produtos de higiene e até seguros são todos feitos por familiares de membros da direcção.

“Começamos isto [as denúncias] a partir de setembro”, explicam. “Toda a gente sabe, mas ninguém é capaz de dar a cara”, dizem as funcionárias, que falam em “assédio sexual”, relatando casos de assédio nos postos de trabalho pelo próprio presidente, “ao tentar levar para sítios mais resguardados”.

Os fatos alegados foram participados ao Ministério Público pelo presidente da assembleia-geral da IPSS, Pedro Saraiva, depois das denúncias lhe terem sido apresentadas pelas funcionárias.

“Está agora a correr o processo referido. Se forem constituídos arguidos, tomarei posição enquanto presidente da Assembleia Geral”, disse o também advogado ao O MINHO.

 

 

 

Anúncio

Ponte de Lima

Colisão em Ponte de Lima faz um ferido grave e três encarcerados

EN 203

em

Foto: O MINHO

Uma colisão rodoviária entre duas viaturas, ao final da manhã deste domingo, provocou quatro feridos, um dos quais em estado grave, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

As viaturas colidiram no troço da Estrada Nacional 203 que atravessa a freguesia de Correlhã, no concelho de Ponte de Lima, com o alerta a ser dado cerca das 11:00 horas.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários e a SIV de Ponte de Lima e a VMER de Viana do Castelo, no total de 19 operacionais e oito viaturas.

As vítimas foram transportadas pelos bombeiros limianos para o Hospital de Viana do Castelo.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Alto Minho

Carnaval sai à rua em Ponte de Lima no dia 21

Cortejo das escolas

em

Foto: DR / Arquivo

Os Agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima, com o apoio do Municipio de Ponte de Lima estão a preparar mais uma edição do tradicional Cortejo de Carnaval.

“Animação, ritmo e boa disposição não vão faltar”, garante a autarquia, num trajeto que privilegia a passagem pelo centro histórico da vila.

A saída está prevista para as 10:00 junto ao Jardim de Infância de Ponte de Lima, seguindo pela rua Dr. Luís Gonzaga; Avenida António Feijó; Praça da República; Largo de Camões; Passeio 25 de Abril; Largo Dr. António de Magalhães; rua General Norton de Matos; rua Dr. Ferreira Carmo, regressando ao Jardim de Infância de Ponte de Lima.

À semelhança dos anos anteriores, prevê-se a participação de dezenas de crianças mascaradas, ao gosto, ou em grupos, onde todos interpretaram as mais diversas personagens, vivendo a magia do Carnaval.

Continuar a ler

Alto Minho

Quatro feridos em colisão em Ponte de Lima

Na rotunda dos Corvos, em Anais

em

Foto: V. Carlos / Via Ocorrências no Norte (Facebook)

Uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, na rotunda dos Corvos, em Anais, concelho de Ponte de Lima, provocou, esta segunda-feira à noite, quatro feridos, “todos ligeiros”, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Segundo a fonte, as vítimas, cujas idades ainda não foi possível apurar, foram transportadas para o Hospital de Braga.

Foto: V. Carlos / via Ocorrências no Norte (Facebook)

Para o local foram mobilizados 12 operacionais, depois do alerta ter sido recebido, cerca das 21:31.

A GNR de Freixo tomou conta da ocorrência.

(em atualização) 

Continuar a ler

Populares