Seguir o O MINHO

Barcelos

IPCA com 90% de estudantes colocados na 1.ª fase do concurso nacional

Ensino superior

em

Foto: Divulgação / Arquivo

O IPCA preencheu cerca de 90 por cento das vagas disponíveis para os cursos de licenciatura na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior, divulgou hoje a instituição, que viu preenchida, ainda, a totalidade das vagas disponíveis em 15 dos 22 cursos de licenciatura e conquistou o 3.º lugar nacional entre as instituições politécnicas, logo atrás de Lisboa e do Porto.

Para o ano letivo 2021/22, o IPCA abriu um total de 709 vagas, tendo sido colocados 631 candidatos. Na totalidade das candidaturas do CNA, foram 617 estudantes que escolheram o IPCA como primeira opção.

A propósito, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destaca que os resultados são “fruto do crescimento sustentado do IPCA e são um fator adicional de motivação para continuarmos a trabalhar no sentido da permanente melhoria das condições e da qualidade do ensino oferecido aos estudantes, pois são eles, no fundo, os nossos grandes embaixadores”.

Com os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso e das colocações dos concursos especiais o IPCA receberá mais de 2.500 novos estudantes para os cursos de licenciatura, de técnico superior profissional e de mestrado.

Verificou-se um significativo aumento das notas dos estudantes colocados, tendo o curso de licenciatura em Design Gráfico registado a nota mais alto do último colocado (160,7), seguindo-se os cursos de Gestão de Empresas (157,5) e de Solicitadoria (155,8).

Para a 2.ª fase do CNA, serão disponibilizadas 83 vagas. Podem concorrer à 2.ª fase do CNA os candidatos à 1.ª fase não colocados, os que foram colocados, mas pretendam concorrer de novo (sendo anulada a respetiva matrícula e inscrição da 1.ª fase), os que foram colocados e não procederam à matrícula e inscrição e todos os que não concorreram à 1.ª fase e reúnam as condições necessárias de candidatura.

A nível geral, foram colocados na 1.ª fase do CNA em Portugal 49.452 novos estudantes que ingressam no ensino superior público no ano letivo de 2021/22.

As matrículas dos novos estudantes do IPCA, voltam este ano, a realizar-se exclusivamente online, de 27 de setembro a 1 de outubro.

Os novos estudantes colocados no concurso nacional de acesso para frequência dos cursos de licenciatura no IPCA para o ano letivo 2021/22 têm um tutorial detalhado na página da divisão académica do IPCA onde lhes é explicado o processo de matrícula passo a passo. Existe também uma linha de atendimento telefónica de apoio às matrículas a funcionar das 09:30 às 17:30 (253 802 198) e um contacto de e-mail: [email protected]

Os colocados têm ainda ao seu dispor uma equipa de apoio composta por estudantes do 2.º e 3.º anos para os receber, apoiar e esclarecer dúvidas no processo de integração e adaptação ao Ensino Superior. O programa de Mentoria integra os estudantes a nível académico, pessoal e social.

Aulas começam a 06 de outubro com programa de integração aos novos estudantes

Nos dias 06, 07 e 08 de outubro os novos estudantes vão ser recebidos com um programa de integração na instituição e na região – Welcome IPCA.

Populares