Seguir o O MINHO

Alto Minho

Investimento de 1,4 milhões termina reabilitação de escola em Cerveira

Unidade com quase 25 anos

em

Foto: DR/Arquivo

A escola básica e secundária de Vila Nova de Cerveira vai sofrer obras de 1,4 milhões de euros, intervenção que dará por concluída a requalificação daquele estabelecimento de ensino iniciada em 2018, informou hoje a Câmara local.


Em causa, segundo a Câmara de Vila Nova de Cerveira está a segunda fase da empreitada de requalificação daquele estabelecimento de ensino, “degradado”, com quase 25 anos.

A primeira fase das obras, representou um investimento municipal de 400 mil euros, dos quais 108 mil garantido através do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT).

No total, segundo aquela autarquia, a reabilitação do estabelecimento de ensino representará um investimento superior a dois milhões de euros.

O arranque da nova empreitada, cujo financiamento resulta “da reprogramação do PDCT Norte 2020, com comparticipação de 1,2 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), vai ser formalizado na sexta-feira.

A assinatura do acordo de colaboração para a requalificação e modernização da escola básica e secundária entre o município liderado por Fernando Nogueira e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, está marcada para as 10:30.

Adaptar a escola “às novas exigências de ensino, quer ao nível do número de espaços, quer ao nível da segurança e qualidade” é o objetivo da intervenção.

O projeto prevê “a construção de raiz do centro de recursos, composto por biblioteca, auditório com capacidade para 119 lugares sentados, de um edifício de apoio ao ensino articulado, a ampliação do espaço de refeitório, a cobertura dos corredores de circulação e dos espaços de recreio, o reforço das condições de segurança e de acessibilidades, bem como a adaptação à eficiência energética”.

A primeira fase, entretanto concluída, incluiu a “remoção dos revestimentos da cobertura em fibrocimento do pavilhão gimnodesportivo, a reformulação dos balneários do campo de jogos, a construção da nova portaria na entrada sul e a melhoria das condições de conforto térmico do edifício existente, através da implementação de um sistema de isolamento térmico pelo exterior”.

Anúncio

Alto Minho

Apresentadas novas medidas de apoio à campanha “Viver em Melgaço”

Demografia

em

Foto: DR

A Câmara de Melgaço vai apresentar, no sábado, as novas medidas de apoio à campanha “Viver em Melgaço”, lançada pelo executivo na última semana e que pretende atrair mais residentes ao concelho, foi hoje divulgado.

Em comunicado, aquele município explicou que a apresentação daquelas medidas ocorrerá numa sessão com a presença anunciada da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.

A sessão, adianta a nota, integra a cerimónia comemorativa do terceiro aniversário de mandato do executivo presidido pelo socialista Manoel Batista.

Além da apresentação das novas medidas de apoio à campanha “Viver em Melgaço”, que será transmitida nas redes sociais da autarquia, a cerimónia inclui ainda “uma homenagem a todos os voluntários que auxiliaram a autarquia no combate à propagação do novo coronavírus”.

Continuar a ler

Alto Minho

Jardim-de-infância em Arcos de Valdevez alvo de obras de 160 mil euros

Obras públicas

em

Foto: DR

A Câmara de Arcos de Valdevez vai dar início à empreitada ampliação do jardim-de-infância da escola Padre Himalaya, num investimento de 158.819,32 euros, visando tornar o espaço mais funciona, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado hoje à imprensa, aquela autarquia adiantou que a intervenção vai dotar o jardim-de-infância de mais uma sala, assim como uma zona de recreio coberto, comum e de apoio às salas de atividades.

A intervenção contempla ainda “a deslocalização do vestiário das crianças, reafetando o seu espaço para ampliação das instalações sanitárias, alterações ao nível da cozinha e espaços de apoio, bem como a redefinição das circulações interiores do edifício”.

A empreitada vai dotar o equipamento com um total de três salas de atividades, “aumentando a capacidade do espaço para 75 alunos, e oferecendo melhores condições de conforto, segurança e aprendizagem às crianças”.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Partido Iniciativa Liberal já tem núcleo em Viana do Castelo

Política

em

Foto: IL / Arquivo

O partido Iniciativa Liberal informou hoje ter formalizado o núcleo territorial de Viana do Castelo ao eleger o grupo coordenador local (GCL) e a mesa do plenário para os próximos dois anos, ambos por unanimidade.

Em comunicado hoje enviado, o partido adiantou que a eleição ocorreu no dia 31 de outubro, em plenário fundador, realizado virtualmente devido à pandemia da covid-19.

Do grupo coordenador local fazem parte Maurício Antunes, Diogo Paixão, João Ferreira, Bruno Rocha e João Lima. Relativamente a mesa do plenário, foram eleitos Maurico Antunes, João Ferreira e Bruno Rocha.

“Com a sua formalização, o núcleo espera iniciar um processo de escrutínio ao executivo socialista e contribuir para o desenvolvimento do Alto Minho, tornando a região mais independente das decisões levadas a cabo pela configuração centralista e bipartidária que define Portugal desde os anos 70”, refere a nota.

Continuar a ler

Populares