Seguir o O MINHO

País

Indústria têxtil assegura: Máscaras de nível 2 protegem do vírus acima dos 90 por cento

Covid-19

em

Foto: ilustrativa (Arquivo)

A indústria têxtil portuguesa esclareceu, hoje, que as máscaras de nível 2 e as cirúrgicas estão no mesmo patamar de eficácia de retenção de partículas, “pelo que não faz sentido qualquer discriminação”.

As normas de fabrico foram fixadas pela Direção-Geral de Saúde, SNS, Instituto Português da Qualidade, ASAE e Infarmed, e identificam as especificações técnicas e a categorização por tipo de utilizador, sublinham.

“Perante o cruzamento de informações contraditórias surgidas nos últimos dias, as duas associações do setor têxtil, ATP e ANIVEC, emitiram um esclarecimento conjunto – citado pelo T, órgão online do setor – onde referem que, sendo os testes laboratoriais de capacidade de filtração os mesmos para máscaras têxteis e máscaras cirúrgicas, não há qualquer dúvida sobre a eficácia das máscaras de nível 2 (filtragem superior a 90%)”.

E acrescenta: “Já quanto às máscaras de nível 3 (filtragem acima de 70%), as associações dizem serem necessários mais testes científicos para avaliar a sua eficácia em relação às estirpes mais violentas da covid-19”.

As duas associações recordam que, no dia 14 de abril 2020, foi emitida uma Diretiva pela Direção-Geral de Saúde, SNS, Instituto Português da Qualidade, ASAE e Infarmed, que identifica as especificações técnicas e a categorização de máscaras por tipo de utilizador.

Dois níveis

No que respeita às máscaras têxteis, foram identificados dois níveis: máscaras destinadas à utilização por profissionais, que não sendo da saúde estão expostos ao contacto com um elevado número de indivíduos (chamado nível 2); e máscaras destinadas à promoção da proteção de grupo (utilização por indivíduos no contexto da sua atividade profissional, utilização por indivíduos que contactam com outros indivíduos portadores de qualquer tipo de máscara e utilização nas saídas autorizadas em contexto de confinamento, nomeadamente em espaços interiores com múltiplas pessoas, chamado nível 3).

A diferença entre estes dois níveis reside no desempenho da filtração de partículas, sendo acima de 70% para as de nível 3 e acima de 90% para nível 2.

Populares