País
Indústria têxtil assegura: Máscaras de nível 2 protegem do vírus acima dos 90 por cento
Covid-19
em
Por
Luís Moreira
A indústria têxtil portuguesa esclareceu, hoje, que as máscaras de nível 2 e as cirúrgicas estão no mesmo patamar de eficácia de retenção de partículas, “pelo que não faz sentido qualquer discriminação”.
As normas de fabrico foram fixadas pela Direção-Geral de Saúde, SNS, Instituto Português da Qualidade, ASAE e Infarmed, e identificam as especificações técnicas e a categorização por tipo de utilizador, sublinham.
“Perante o cruzamento de informações contraditórias surgidas nos últimos dias, as duas associações do setor têxtil, ATP e ANIVEC, emitiram um esclarecimento conjunto – citado pelo T, órgão online do setor – onde referem que, sendo os testes laboratoriais de capacidade de filtração os mesmos para máscaras têxteis e máscaras cirúrgicas, não há qualquer dúvida sobre a eficácia das máscaras de nível 2 (filtragem superior a 90%)”.
E acrescenta: “Já quanto às máscaras de nível 3 (filtragem acima de 70%), as associações dizem serem necessários mais testes científicos para avaliar a sua eficácia em relação às estirpes mais violentas da covid-19”.
As duas associações recordam que, no dia 14 de abril 2020, foi emitida uma Diretiva pela Direção-Geral de Saúde, SNS, Instituto Português da Qualidade, ASAE e Infarmed, que identifica as especificações técnicas e a categorização de máscaras por tipo de utilizador.
Dois níveis
No que respeita às máscaras têxteis, foram identificados dois níveis: máscaras destinadas à utilização por profissionais, que não sendo da saúde estão expostos ao contacto com um elevado número de indivíduos (chamado nível 2); e máscaras destinadas à promoção da proteção de grupo (utilização por indivíduos no contexto da sua atividade profissional, utilização por indivíduos que contactam com outros indivíduos portadores de qualquer tipo de máscara e utilização nas saídas autorizadas em contexto de confinamento, nomeadamente em espaços interiores com múltiplas pessoas, chamado nível 3).
A diferença entre estes dois níveis reside no desempenho da filtração de partículas, sendo acima de 70% para as de nível 3 e acima de 90% para nível 2.

Leia Também
Pessoas acamadas em Amares vão ser vacinadas em casa
Alguns países foram lentos a reagir à declaração de emergência, diz OMS
Alto Minho desce para 203 casos ativos (e regista 400 mortes desde o início da pandemia)
Portugal continua alto em números globais por milhão, desce em novos casos e mortes
DST entrega 151 computadores a alunos carenciados de Braga
Plano para desconfinamento prioriza medidas com maiores custos sociais, mentais e económicos
Populares
- BragaHá 12 horas
Escapa ileso após ser arrastado por camião ao longo de 40 metros em Vila Verde
- PaísHá 2 dias
The Black Mamba vencem Festival da Canção
- CávadoHá 1 dia
Já pode descansar e observar o rio Cávado nesta “obra de arte” em madeira em Esposende
- BragaHá 2 dias
Disse à PSP ter ido de Famalicão a Braga só para pôr gasolina