Seguir o O MINHO

Ave

Inaugurado mural pintado por alunos de Celorico de Basto inspirado no Castelo de Arnoia

Mais uma obra do grupo Gandarela Art Wall

em

Foto: Gandarela Art Wall

O ano letivo em Celorico de Basto arrancou com a inauguração de um mural inspirado no Castelo de Arnoia e pintado no infantário da freguesia de Moreira do Castelo pelo grupo Gandarela Art Wall.

O grupo é composto pelos alunos Diogo Magalhães, Micael Carvalho, Diogo Leite e Flávio Lopes, orientados pelo professor e escultor Vítor Resende e, como O MINHO noticiou, já tinham criado um mural florido na Escola Básica de Gandarela para homenagear a ‘Capital das Camélias’.

A inauguração, na terça-feira, contou com a presença do vereador da Educação e Cultura, Carlos Fernando Peixoto, presidente da Junta de Moreira do Castelo, Jorge Teixeira, diretora do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Eduarda Alves, professora do jardim de infância, Irene Moura, coordenadora do Departamento da Educação Pré- Escolar, Guiomar Moreira, coordenadora da Escola Básica de Gandarela de Basto, Leonor Castro, representante dos Encarregados de Educação, Alexandra Alves, bem como alunos e pais.

Foto: Gandarela Art Wall

Foto: Gandarela Art Wall

Foto: Gandarela Art Wall

Foto: Gandarela Art Wall

Foto: Gandarela Art Wall

“O Grupo Gandarela Art Wall agradece a todos os que participaram neste ato e assim tornaram possível esta contribuição para a Valorização Estética dos Espaços Escolares e Enriquecimento de Celorico de Basto”, escreve o grupo, na sua página de Facebook, que esteve representado pelo professor Vítor Resende e pelos alunos Diogo Magalhães e Micael Carvalho.

Como O MINHO noticiou, para este projeto, o convite partiu do presidente da Junta de Moreira do Castelo, Jorge Teixeira.

Tendo o grupo Gandarela Art Wall como principio “a envolvência da população e da comunidade escolar nas suas criações artísticas”, apresentou um projeto inspirado na “terra e as suas gentes”.

O tema escolhida foi “Gentes da Terra, das Artes e Ofícios locais, das origens e do desenvolvimento local”.

Conforme adiantado a O MINHO, “o Castelo de Arnoia é o elemento central deste mural, e foi recriado na sua envolvência um mercado medieval representando as profissões e as artes e ofícios da época, o saber fazer que deu origem ao desenvolvimento local, e elementos simbólicos como a amoreira, cujas folhas alimentam os bichos-da-seda, as camélias numa homenagem a Celorico de Basto Capital das Camélias e ao Hino do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto”.

O objetivo do Gandarela Art Wall, integrado no PIICIE – Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, passa por combater a indisciplina e o insucesso escolar através das artes.

Populares