Seguir o O MINHO

Ave

Castelo de Arnoia inspira novo mural criado por grupo de alunos de Celorico de Basto

Gandarela Art Wall

em

Foto: Gandarela Art Wall

Depois do sucesso do mural de camélias, o grupo de alunos da escola da Gandarela, intitulado Gandarela Art Wall, já tem nova empreitada em curso em Celorico de Basto. Os estudantes estão a pintar um mural no infantário da freguesia de Moreira do Castelo que terá como elemento central o Castelo de Arnoia, ex-líbris do património local.

O grupo é composto pelos alunos Diogo Magalhães, Micael Carvalho, Diogo Leite e Flávio Lopes, orientados pelo professor e escultor Vítor Resende. Este ano, como O MINHO noticiou, já criaram um mural florido na Escola Básica de Gandarela que homenageia a ‘Capital das Camélias’.

Para este novo projeto, o convite partiu do presidente da Junta de Moreira do Castelo, Jorge Teixeira.

Tendo o grupo Gandarela Art Wall como principio “a envolvência da população e da comunidade escolar nas suas criações artísticas”, apresentou um projeto inspirado na “terra e as suas gentes”.

O projeto envolve os alunos do infantário e respetivos encarregados de educação, assim como a professora responsável pelo infantário, Irene Moura.

Foto: Gandarela Art Wall

Foto: Gandarela Art Wall

Foto: Gandarela Art Wall

Foto: Gandarela Art Wall

Foto: Gandarela Art Wall

Foto: Gandarela Art Wall

Foto: Gandarela Art Wall

Foto: Gandarela Art Wall

O tema escolhida foi “Gentes da Terra, das Artes e Ofícios locais, das origens e do desenvolvimento local”.

As primeiras pinturas já foram feitas e, a O MINHO, o grupo adianta que “o Castelo de Arnoia será o elemento central deste mural, e será recriado na sua envolvência um mercado medieval representando as profissões e as artes e ofícios da época, o saber fazer que deu origem ao desenvolvimento local, e elementos simbólicos como a amoreira, cujas folhas alimentam os bichos-da-seda, as camélias numa homenagem a Celorico de Basto Capital das Camélias e ao Hino do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto”.

O objetivo do Gandarela Art Wall, integrado no PIICIE – Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, passa por combater a indisciplina e o insucesso escolar através das artes.

Populares