O Município de Braga vai lançar o concurso público para a empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica da Quinta da Veiga, que significará um investimento de cerca de 3,3 milhões de euros, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia refere que o concurso será lançado na segunda-feira e acrescenta que o prazo de execução será de 420 dias.
A Escola Básica da Quinta da Veiga integra o Agrupamento de Dr. Francisco Sanches.

“As instalações da escola, com cerca de 20 anos, apresentam diversas patologias, que carecem de uma intervenção global que visa melhorar a segurança, a funcionalidade e o conforto do edifício”, sublinha o município.
Por outro lado, a ampliação é justificada pelo crescimento demográfico “que se verifica em todo o concelho de Braga e particularmente na freguesia de São Vicente, obrigando a dar resposta à crescente procura de ofertas educativas ao nível do ensino básico”.

Para colmatar a falta de um recreio coberto, será criado um espaço “amplo” com cobertura e em ligação com o recreio exterior não coberto.
Isto, acrescenta o município, “sem interferências na amplitude de espaço e sem barreiras arquitetónicas, fator muito importante para as crianças poderem brincar livremente e em segurança”.
A intervenção prevê ainda a reabilitação energética ao nível das fachadas e dos vãos envidraçados, com o intuito de melhorar o seu desempenho.

Do ponto de vista dos sistemas técnicos, a escola será dotada de climatização eficiente e ventilação, para garantir a qualidade do ar interior e o conforto térmico dos utilizadores.
Também haverá uma contribuição de energia renovável, através da instalação de painéis solares térmicos, para aquecimento das águas e de painéis fotovoltaicos, para produção de energia no local e para consumo do edifício.