Seguir o O MINHO

Ave

Celorico de Basto já inaugurou mural florido que exalta a ‘Capital das Camélias’

Pela mão de alunos da Escola de Gandarela

em

Foto: Diogo Magalhães

Já foi inaugurado em Celorico de Basto o mural florido na Escola Básica de Gandarela que homenageia a ‘Capital das Camélias’. O projeto foi desenvolvido por três alunos daquele estabelecimento de ensino – Micael Carvalho, Diogo Magalhães e Diogo Leite – sob a orientação do professor e artista plástico Vítor Resende.

A iniciativa surge no âmbito do PIICIE – Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. O objetivo do programa é combater a indisciplina e o insucesso escolar através, neste caso através das artes.

O PIICIE é um programa que se estende a todo o concelho, mas na Escola Básica de Gandarela o professor tem um “grupo específico”, chamado Gandarela Art Wall, que queria fazer um painel de camélias próprio.

Foto: CM Celorico de Basto

“Não tínhamos hipótese [de fazer um painel de azulejos] por questões de timing e também monetárias. Então optámos por, no âmbito do estudo da arte urbana, fazer um mural. Não é graffiti, é pintado a rolo e trincha”, explicou a O MINHO Vítor Resende.

Foto: Diogo Magalhães

Foto: Diogo Magalhães

O passo seguinte foi pedir autorização ao proprietário do muro, localizado em frente à escola, e assim começou a nascer a obra. “Vamos respeitar o muro, vamos deixar as pedras como estão. Vamos limpá-lo e pintar cada uma das pedras para que o seu conjunto faça o mural de Camélias da Gandarela”, vincou o artista plástico.

Já no ano passado, no âmbito do PIICIE foi realizado um painel de camélias gigante, de 42 metros quadrados, com 1.860 azulejos, envolvendo toda a comunidade escolar de Celorico de Basto.

Pelo segundo ano consecutivo, Celorico de Basto não celebra a Festa das Camélias, mas o certame foi, assim, evocado de uma forma especial.

Populares