Seguir o O MINHO

País

Idosa de 79 anos detida em Trás-os-Montes liderava rede ibérica de tráfico de droga

Escondiam cocaína em contentores

em

Foto: Guardia Civil

Uma idosa de 79 anos foi detida em Vila Real juntamento com dois cúmplices, de 26 e 60 anos, todos de nacionalidade espanhola, por tráfico de droga, numa operação conjunta da Guardia Civil, Polícia Nacional espanhola e Polícia Judiciária. As autoridades afirmam que a mulher liderava uma rede de tráfico de droga que operava na Península Ibérica.

Os três membros disfarçavam a organização criminosa com a “aparência de legalidade” proporcionada por uma empresa que haviam constituído em Vila Real. Com a empresa de exportação, escondiam a droga em contentores que, neste caso, transportavam pedra coralina da República Dominicana.

As três forças policiais realizaram uma operação na sede da empresa, em Vila Real, quando um dos contentores com pedra coralina importados foi ali depositado.

Nessa operação, as autoridades perceberam que a estrutura do contentor tinha sido modificada para ocultar a cocaína.

De imediato, as autoridades fizeram uma busca na casa dos três suspeitos, encontrando uma mochila de desporto com bloco cilíndricos de 15 quilos que tinham no interior cocaína escondida.

Segundo a Guardia Civil, a organização criminosa tinha uma estrutura hierarquizada e a mulher de 79 anos era a líder. Era a cabecilha e proprietária da empresa de fachada criada para importar a droga.

Os outros dois cúmplices, um era operador de máquinas e encarregado de extrair a droga dos contentores. O outro coordenava e fiscalizava as operações para garantir que a importação da droga corria segundo o previsto.

Populares