Seguir o O MINHO

Desporto

Hora de início da final Taça de Portugal alterada

em

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou hoje que a final da edição de 2014/2015 da Taça de Portugal vai ter início às 17:15 e não às 17:00, como estava inicialmente previsto.

Segundo se pode ler no site do organismo, o pedido para a alteração foi feito pela RTP, operadora que transmite a final no Jamor entre o Sporting e o Sporting de Braga, e obteve consentimento de ambos os clubes.

Até lá, o Sporting de Braga efetua a sessão de treino no Estádio Nacional na sexta-feira, às 17:15 horas, à semelhança do que já fez o Sporting na terça-feira e voltará a fazer no sábado.

Os dois treinadores falam aos jornalistas no Jamor também no sábado, Sérgio Conceição, do Braga, às 12:30 e Marco Silva, do Sporting, às 17:30, antes de se apresentarem um jogador de cada equipa finalista e o árbitro Marco Ferreira, a partir das 18:45

Anúncio

Braga

Ministro da Educação destaca papel desportivo da Universidade do Minho

Instituição ganhou a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo

em

Foto: DR/Arquivo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, condecorou hoje a Universidade do Minho (UM) com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo pelos serviços prestados em prol do desporto universitário.

O ministro que tutela também o Desporto elogiou a aposta da universidade minhota no desporto, considerando que o seu complexo é também um “salão nobre” da UM.

“O estudo e o desporto não são duas caras concorrentes da mesma moeda, mas coincidentes, que constroem a cidadania que tem que ser responsável, sadia e ativa”, afirmou o ministro, em Braga, após a entrega do galardão na cerimónia de encerramento do Europeu de Futsal Universitário.

O responsável governativo, que destacou que a UM foi pioneira na criação do estatuto do estudante/atleta, frisou ainda que se celebrou “também a aposta forte numa carreira dual, em poder compatibilizar carreiras desportiva e académica”.

Nas instalações desportivas da UM são praticadas mais de 70 modalidades e realizam-se, todos os anos, aproximadamente 150 eventos desportivos de caráter competitivo, recreativo e cultural.

Em 2013, a UM conquistou o título de melhor instituição do ensino superior europeia em desporto universitário atribuído pela Associação Europeia de Desporto Universitário (AEDU) e, na última década, conquistou quatro vezes o segundo lugar e uma vez a terceira posição nesta categoria.

Em 2017, foi considerada pela AEDU a universidade mais ativa da Europa, no âmbito do Desporto Universitário.

A UM conquistou, desde 2006, mais de 70 medalhas em campeonatos europeus universitários.

O Europeu de Futsal Universitário, que decorreu em Braga nos últimos dias e que envolveu 28 equipas de 12 países, foi conquistado pelos espanhóis da Universidade de Málaga.

A equipa masculina da Universidade do Minho ficou em terceiro lugar, a do Instituto Politécnico de Leiria em sexto e a da Universidade de Coimbra em 17.º.

Na competição feminina, também ganha por uma universidade espanhola, de Múrcia, a Universidade do Minho, a única portuguesa em competição, foi eliminada nos quartos de final.

Continuar a ler

Futebol

Horários da 1.ª jornada da I Liga já estão definidos

Época 2019/2020

em

Foto: Arquivo

O encontro entre o Portimonense e o Belenenses abre, em 09 de agosto, a partir das 20:30, em Portimão, a edição 2019/2020 da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

A prova arranca, assim, numa sexta-feira, sendo que para o dia seguinte (sábado, 10 de agosto), está marcada a estreia do campeão nacional em título, o Benfica, que recebe o recém-promovido Paços de Ferreira, a partir das 21:30.

No mesmo dia, o Santa Clara recebe o Famalicão, segundo classificado da II Liga em 2018/19, pelas 16:30, e o vice-campeão FC Porto desloca-se, pelas 19:00, a casa do Gil Vicente, de regresso à I Liga na sequência da resolução do ‘caso Mateus’.

A ronda inaugural prossegue em 11 de agosto, um domingo, com quatro jogos, entre os quais a visita do Sporting ao reduto do Marítimo, pelas 18:30.

Antes, o Boavista recebe o Desportivo das Aves (16:00) e, depois, o Rio Ave é anfitrião do Vitória SC (20:30) e o SC Braga atua no seu reduto perante o Moreirense (21:00).

A jornada fecha na segunda-feira, 12 de agosto, com o Vitória de Setúbal a receber o Tondela, pelas 20:15.

O calendário da primeira jornada foi fechado após uma reunião de marcação de jogos, na sede da LPFP, com a participação de representantes de todos os clubes, alguns por videoconferência.

Na mesma reunião, foram também acertadas as datas dos jogos das jornadas 2, 3 e 4, que serão “previsivelmente divulgadas em 05 de agosto” dia do sorteio do ‘play-off’ da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que pode levar a “ligeiros ajustes”.

Programa da 1.ª jornada da I Liga 2019/2020:

– Sexta-feira, 09 ago:

Portimonense – Belenenses, 20:30.

– Sábado, 10 ago:

Santa Clara – Famalicão, 16:30.

Gil Vicente – FC Porto, 19:00.

Benfica – Paços de Ferreira, 21:30.

– Domingo, 11 ago:

Boavista – Desportivo das Aves, 16:00.

Marítimo – Sporting, 18:30.

Rio Ave – Vitória SC, 20:30.

SC Braga – Moreirense, 21:00.

– Segunda-feira, 12 ago:

Vitória de Setúbal – Tondela, 20:15.

Continuar a ler

Desporto

João Sousa conseguiu “boa vitória, face a um jogador com muita experiência”

Em Gstaad

em

Foto: DR/Arquivo

O tenista português João Sousa considerou hoje ter alcançado “uma boa vitória face a um jogador com muita experiência”, como é o belga Steve Darcis, na primeira ronda do ATP 250 suíço de Gstaad.

O minhoto, 49.º colocado do ‘ranking’ ATP, eliminou Darcis, que aos 35 anos figura na 198.ª posição da hierarquia, por duplo 6-4, para se qualificar para segunda ronda do torneio de terra batida.

“Estou muito contente com esta vitória, com este início em Gstaad, em condições um bocadinho difíceis, devido à altitude. A bola é bastante viva” explicou o número um português.

João Sousa lembra que fez dois ‘breaks’, no sétimo jogo do primeiro parcial e no terceiro do segundo, “no momento adequado para vencer o encontro”.

“Estive muito bem no capítulo do serviço, consegui aguentar e tive boas sensações”, afirmou ainda o jogador luso.

Na quarta-feira, João Sousa volta a entrar em ação para, ao lado do italiano Simone Bolelli, estrear-se na competição de pares, antes de, na quinta-feira, defrontar o também transalpino Gian Marco Moroni na segunda ronda de singulares.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares