Seguir o O MINHO

Futebol

Hoje é dia de tudo ou nada em Moreira de Cónegos

Moreirense em risco de voltar ao segundo escalão ao fim de oito anos

em

Moreirense Tondela e Belenenses SAD decidem hoje quem será o feliz possuidor do antepenúltimo lugar da I Liga de futebol, de acesso ao ‘play-off’ de manutenção, numa 34.ª e última jornada de festa para o campeão FC Porto. Os de Moreira de Cónegos disputaram o segundo escalão do futebol nacional, pela última vez, na temporada de 2013/14, sagrando-se campeões com a subida à I Liga, onde estão há oito épocas consecutivas.

O Tondela, que ocupa o precioso 16.º lugar da prova, tem a vantagem de depender apenas de si na receção ao Boavista, enquanto o Moreirense (17.º), que recebe o Vizela, precisa de um deslize dos tondelenses e o Belenenses SAD (18.º e último) necessita de aliar uma vitória em Arouca a resultados favoráveis nos estádios dos rivais.

O Moreirense pode chegar ao 16.º posto com um empate, mas para isso precisará que o Tondela perca (pois tem vantagem no confronto direto em caso de empate) e que o Belenenses SAD não ganhe, mas o ideal será vencer o Vizela (14.º colocado) e esperar que o atual detentor da posição não bata o Boavista.

Com um ponto de vantagem sobre o Moreirense e dois sobre o Belenenses SAD, o Tondela mantém a posição caso se imponha aos ‘axadrezados’, que ocupam o 11.º lugar, e disputar o ‘play-off’ de manutenção/promoção no escalão principal com o terceiro classificado da II Liga, posição ocupada neste momento pelo Desportivo de Chaves.

O Tondela até pode empatar, desde que o Moreirense não vença na receção ao Vizela , independentemente do resultado obtido em Arouca pelos ‘azuis’, os únicos que jogarão fora de casa na última ronda, enquanto a derrota deixará os tondelenses à mercê dos rivais.

Os ‘azuis’ são os que estão em situação mais fragilizada, uma vez que precisa de conjugar resultados favoráveis em três estádios (todos os jogos têm início às 15:30), aliando, obrigatoriamente, um triunfo em Arouca (15.º) a uma derrota do Tondela e a um empate ou derrota do Moreirense.

O FC Porto, que na semana passada conquistou o 30.º título em pleno Estádio da Luz, ao vencer por 1-0 o Benfica, celebrará o êxito na receção ao Estoril Praia (oitavo classificado), com a perspetiva de bater o recorde de pontuação da I Liga (88 pontos), bastando-lhe para isso empatar.

O Sporting, campeão cessante, despede-se com uma receção ao Santa Clara, com a certeza de que terminará no segundo lugar, imediatamente à frente do rival Benfica, que na sexta-feira venceu o Paços de Ferreira (2-0).

Programa da 34.ª Jornada:

– Sexta-feira, 13 maio:

Paços de Ferreira – Benfica, 0-2

– Sábado, 14 maio:

Arouca – Belenenses SAD, 15:30

Tondela – Boavista, 15:30

Moreirense – Vizela, 15:30

Marítimo – Portimonense, 18:00

FC Porto – Estoril Praia, 18:00

Sporting – Santa Clara, 20:30

– Domingo, 15 maio:

Famalicão – SC Braga, 18:00

Vitória SC – Gil Vicente, 20:30

Populares