Seguir o O MINHO

Região

Minho acordou com aguaceiros e trovoada

Estado do tempo

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

Episódios esporádicos de aguaceiros e trovoada ocorreram ao início da manhã deste sábado em algumas regiões de Portugal continental, com parte do distrito de Braga incluído.

A chuva começou a cair por volta das 06:00, acompanhada de alguns relâmpagos e trovões. Há também relatos de trovoada e aguaceiros nos distritos do Porto e de Aveiro.

Estava previsto sol e calor durante a manhã, mas os episódios de chuva e de trovoada permitiram ao longo do início da manhã e devem manter-se à tarde, segundo as projeções do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em comunicado, o instituto prevê aguaceiros no Norte e Centro, em especial no interior durante a tarde, que poderão ser acompanhados de trovoada e ocasionalmente de granizo, assim como vento mais intenso nas terras altas a partir da tarde.

Durante a manhã podem ocorrer períodos de céu muito nublado, tornando-se muito nublado no litoral a partir do final da tarde. Aguaceiros, mais prováveis no interior e durante a tarde, que poderão ser ocasionalmente sob a forma de granizo e acompanhados de trovoada.

No concelho de Viana do Castelo não estava prevista chuva e as projeções apontam para os 28 ºC, embora possa surgir instabilidade com episódios de aguaceiros, nuvens e trovoada.

Em Braga deverá chover esporadicamente, com a temperatura máxima nos 31 graus Celsius (ºC) e a mínima nos 14ºC.

Famalicão, Cabeceiras de Basto, Vila Verde, Valença, Monção e Cerveira vão ser os municípios mais quentes, antevendo o IPMA 32ºC de temperatura máxima.

De resto, o instituto prevê aguaceiros em quase todo o território minhoto a partir do início da tarde e até início da noite.

No domingo, é esperada descida da temperatura máxima em cerca de 10ºC um pouco por todo o Minho, e o regresso da chuva, que deverá continuar até quarta-feira.

Populares