Seguir o O MINHO

Futebol

“Hoje demos o primeiro presente aos nossos adeptos”

Vitória conseguiu apurar-se para a fase de grupos da Liga Europa

em

Foto: DR / Arquivo

Declarações dos treinadores após o Vitória SC-FCSB (1-0), jogo da segunda mão do ‘play-off’ de acesso à Liga Europa de futebol, disputado em Guimarães:

Ivo Vieira (treinador do Vitória SC): “A equipa conseguiu o essencial, que era fazer o golo. Foi nítida a superioridade do Vitória no jogo, em todos os aspetos. Pelo que fizemos, magoa um pouco ter feito um golo de bola parada. Era mais do que justo termos feito dois ou três golos em bola corrida, porque os jogadores trabalharam, estiveram envolvidos e criaram oportunidades em número suficiente. Eu defendo que o mais difícil é criar as situações de golo. Hoje, conseguimo-las. Nos jogos anteriores [em casa], também.

Sabíamos que a equipa [o FCSB], em desvantagem, ia procurar jogo direto. Era uma situação normal. Se tivéssemos feito um ou dois golos nas situações que criámos, era melhor. Mas, com o sofrimento, o êxito passa a ser mais valorizado. Valorizo muito o que os atletas fizeram.

A equipa entrou tranquila, confiante. Sinónimo disso foi a chegada com qualidade ao último terço, com cruzamentos e remates. Chamei-lhes a atenção para a tomada de decisão na hora de atirar à baliza [ao intervalo]. Pode ter havido a ansiedade de fazer o golo. A equipa lutou, acreditou. O ataque a todas as zonas do campo foi muito forte.

Conseguimos o primeiro objetivo, de entrar na fase de grupos da Taça da Liga. Depois, o grande objetivo no início da época era o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa. Conseguimo-lo. Agora, temos de virar baterias para o campeonato, para podermos ‘galgar’ lugares na tabela. Nunca vamos abdicar do campeonato, mas é uma prova que se estende mais no tempo.

Notou-se que os vitorianos ajudaram a equipa a crescer e a alavancar o seu desempenho. Hoje, pensámos em muitas cabeças, cerca de 18.000 a 20.000 [18.352 espetadores] que vinham aqui lutar por nós. A mensagem para os jogadores foi que eles vinham lutar por nós. Senti que hoje demos o primeiro presente aos nossos adeptos. Não tenho sentimentos de vingança no futebol. Lutámos por aqueles que estavam ali a torcer por nós. Agarrámo-nos ao que somos, não ao que os outros dizem que somos [sobre as declarações do dono do FCSB, Gigi Becali].

O ‘mercado’ prolonga-se até um dia depois do fim de semana. Há vários nomes pensados. Estamos a tentar atacar aqueles que achamos que vão tornar o nosso plantel mais competitivo. Estou muito orgulhoso destes atletas. Trabalhámos um mês e meio com 10 atletas que vieram da equipa B. Começámos com uma série de lesões que retardaram o desenvolvimento do nosso processo. Ainda assim, conseguimos seis vitórias e três empates em nove jogos.”

Bogdan Vintila (treinador do FCSB): “Encontrámos uma equipa muito forte, um público fantástico, que empurrou a equipa às costas.

O nosso jogo foi de contra-ataque. A ideia era esperar pelo Vitória e poder marcar no contra-ataque. Conseguimos rematar algumas vezes à baliza, mas não as suficientes. O Vitória está de parabéns. Felicidades para a equipa.”

Anúncio

Futebol

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva nomeados para a Bola de Ouro

Estreia do ex-benfiquista

em

Foto: FPF / Divulgação

Os avançados portugueses Cristiano Ronaldo, vencedor da Bola de Ouro em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017, e Bernardo Silva integram a lista de nomeados para o troféu que distingue o melhor futebolista mundial do ano.

O defesa holandês Virgil van Dijk, designado melhor jogador da época 2018/19 pela UEFA, também está entre os 20 candidatos já anunciados, de um total de 30, ao troféu atribuído pela revista francesa France Football.

Enquanto Cristiano Ronaldo, campeão italiano pela Juventus, foi nomeado pela 16.ª vez, Bernardo Silva, que conquistou o título inglês ao serviço dos Manchester City, estreia-se entre o lote de candidatos ao prémio de melhor futebolista mundial.

O vencedor do prémio será anunciado em 02 de dezembro.

Continuar a ler

Futebol

UEFA pune Sérvia com jogo à porta fechada por racismo no jogo com Portugal

Disciplina

em

Foto: DR / Arquivo

A UEFA puniu hoje a Sérvia a jogar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro2020 de futebol à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputado em Belgrado, que terminou com a vitória lusa por 4-2.

Além do castigo de um jogo à porta fechada, que será cumprido na receção ao Luxemburgo a 14 de novembro, a Federação sérvia terá de pagar uma multa de 33.250 euros.

A seleção sérvia ficará ainda sujeita a um período de ‘liberdade condicional’ de um ano, a iniciar-se três dias antes de receber a Ucrânia, que já assegurou o apuramento, no último jogo do grupo B da fase de qualificação.

Esta sanção da UEFA à Servia é conhecida numa altura em que aquele organismo avalia ainda o caso dos insultos racistas de uma falange de adeptos búlgaros no jogo frente à Inglaterra, que motivou uma interrupção da partida por parte do árbitro, a qual só recomeçou depois de esse grupo de adeptos ter abandonado o estádio.

Continuar a ler

Futebol

SC Braga com camisolas da Liga Contra o Cancro no jogo frente ao Besiktas

“Outubro Rosa, mês internacional do Cancro da Mama”

em

Foto: Divulgação

O Sporting Clube (SC) de Braga vai mudar temporariamente de patrocinador na quinta-feira, publicitando diante do Besiktas, em jogo da Liga Europa de futebol, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), revelou hoje o clube minhoto.

A Turquia impede a publicidade a casas de apostas e, sendo patrocinado por uma (Betano), o Braga aproveitou a oportunidade para mostrar o apoio à LPCC, no âmbito da campanha “Outubro Rosa, mês internacional do Cancro da Mama”, que tem como principal objetivo consciencializar para a prevenção e apelar à realização de rastreios regulares.

“Pela expressão social que temos, pelo mediatismo que o Sporting de Braga merece e pela importância que tem junto das pessoas, entendemos que não podemos desperdiçar a nossa voz e que é nossa obrigação fazer com que ela se ouça para que a nossa comunidade seja cada vez mais justa, mais digna e mais consciente das causas que enfrenta. O Sporting de Braga Solidário só existe porque as pessoas, e os nossos sócios e adeptos em particular, têm abraçado as nossas iniciativas”, diz o presidente dos minhotos, António Salvador numa nota no sítio oficial dos minhotos.

O presidente da LPCC, Vítor Rodrigues, considera que “a força e o mediatismo do clube bracarense acrescentam muito a esta campanha e dão-lhe um alcance e uma força insubstituível”.

“O gesto é tão mais importante quanto estamos a falar de uma doença que todos os anos atinge seis mil pessoas em Portugal e que, a nível mundial, atinge uma mulher a cada 15 segundos, segundo a Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Cancro”, disse, citado pelo sítio ‘arsenalista’.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o cancro da mama é o mais comum nas mulheres em todo o mundo e está a aumentar, sobretudo nos países desenvolvidos onde a maioria dos casos são diagnosticados já em estado avançado.

Sporting de Braga e Besiktas defrontam-se às 17:55 de quinta-feira, em Istambul, Turquia, na terceira jornada do grupo K da Liga Europa, que os bracarenses lideram, com quatro pontos.

Continuar a ler

Populares