Seguir o O MINHO

Guimarães

Guimarães passa a dar prémios aos cidadãos que reciclam

Ambiente

em

Foto: CM Guimarães

A Câmara de Guimarães implementou um projeto do URBATC que visa premiar os cidadãos que reciclam, foi hoje anunciado.

O projeto “Tropa Verde” pretende recompensar os cidadãos que façam a separação dos seus resíduos, trocando estrelas (pontos) no momento em que entregam os seus resíduos recicláveis por descontos ou ofertas de produtos ou serviços.

Em comunicado, o Município de Guimarães dá conta da participação, esta quinta-feira, na Maratona das Transferências, um evento online em que 17 municípios nacionais partilharam as experiências e resultados da sua participação em Redes de Transferência URBACT.

Segundo a autarquia, o evento abarcou os cinco tópicos URBACT no contexto do desenvolvimento urbano sustentável: Ambiente, Inclusão, Governança e Desenvolvimento Urbano Físico e Economia.

O Município de Guimarães está incluindo na área do Ambiente através do projeto “Tropa Verde”, estando no painel com Torres Vedras, Amarante e Águeda.

De acordo com a mesma fonte, o “Tropa Verde” tem como objetivo recompensar os cidadãos que reciclem, através de uma plataforma, que já se encontra disponível aqui e que brevemente estará online, quando for possível trocar os pontos por produtos ou serviços nos parceiros aderentes, devido aos constrangimentos da pandemia covid-19.

“Assim, sempre que reciclar, ou que entregar no ecocentro os resíduos ou agendar a recolha de um resíduo volumoso em casa adquire pontos”, reforça nota da Câmara.

Este projeto é partilhado com mais cinco cidades europeias: Santiago de Compostela, Nice, Pavlos Mela, Budapeste e Opole.

Populares